Banca de QUALIFICAÇÃO: GUSTAVO ARAÚJO CAVALCANTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GUSTAVO ARAÚJO CAVALCANTE
DATA: 01/08/2012
HORA: 09:30
LOCAL: Natal, UFRN, Sala de Reunião do INCT-CSF.
TÍTULO:

Desenvolvimento de Antenas Flexíveis em Substratos Polímero-Cerâmico e Têxtil


PALAVRAS-CHAVES:

Antenas compactas, antenas planares, antenas flexíveis, substrato polímero-cerâmico, substrato têxtil, polímeros, pós-cerâmicos, alta permissividade elétrica.


PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

O crescente interesse, observado nos últimos anos, por dispositivos mais leves, cada vez mais compactos, flexíveis e com custo reduzido, levou a uma nova linha de pesquisa de grande importância, tanto do ponto de vista acadêmico quanto tecnológico, que é o estudo e desenvolvimento de novos materiais que possuam altos valores de permissividade elétrica relativa, baixas perdas na faixa de frequência de micro-ondas e que sejam maleáveis. Estes novos materiais têm sido amplamente investigados para fabricação de dispositivos de micro-ondas, pois proporcionam ainda uma redução em suas dimensões físicas. A utilização de materiais flexíveis para o desenvolvimento de antenas, por exemplo, é uma das características mais desejadas e estudadas nos últimos anos, pois a maleabilidade do substrato proporciona aplicações antes impossíveis, devido à rigidez dos substratos normalmente utilizados, o que dificultava a adequação das antenas em superfícies irregulares. Este trabalho tem como objetivos principais o desenvolvimento de antenas flexíveis em novos substratos poliméricos e o estudo de antenas têxteis flexíveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Externo à Instituição - JOSE DE RIBAMAR SILVA OLIVEIRA - IFRN
Externo à Instituição - MARIA ROSA MEDEIROS LINS DE ALBUQUERQUE - UFRN
Notícia cadastrada em: 17/07/2012 13:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao