Banca de DEFESA: ALBERTO SIGNORETTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALBERTO SIGNORETTI
DATA: 17/08/2012
HORA: 14:00
LOCAL: sala de vídeo conferência do PoP-RN
TÍTULO:

Agentes Inteligentes com Foco de Atenção Afetivo em Simulações Baseadas em Agentes


PALAVRAS-CHAVES:

Agentes inteligentes, foco de atenção, sentimentos artificiais, simulação comportamental, simulação de organizações humanas.


PÁGINAS: 252
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico
RESUMO:

Simulações baseadas em agentes cognitivos podem se tornar tarefas computacionalmente intensivas, especialmente quando o ambiente de simulação é um sistema complexo, formado por muitas variáveis. Este panorama se torna pior à medida em que restrições de tempo são adotadas. Simulações desse tipo seriam beneficiadas por um mecanismo que melhorasse o modo pelo qual os agentes percebem e reagem a mudanças nesses tipos de ambiente. Ou seja, uma abordagem para melhorar a eficiência (desempenho e acurácia) no processo de decisão de agentes autônomos em uma simulação, seria útil.

Em ambientes complexos e repletos de variáveis, é possível que nem todas as informações disponíveis para o agente sejam realmente necessárias para o seu processo de decisão, dependendo, é claro, da tarefa que esteja sendo executada. Com a utilização de um foco de atenção, somente as informações importantes ao contexto de execução do agente percebidas, o que melhoraria o processo de decisão. Esse processo se tornaria mais rápido e também mais acurado, pois estariam sendo usadas somente as informações realmente necessárias.

A arquitetura proposta neste trabalho apresenta uma estrutura de agentes cognitivos dividida em duas partes: uma parte principal contendo o raciocínio/planejamento, o conhecimento e o estado afetivo do agente e um conjunto de comportamentos que serão acionados pelo planejamento com o intuito de atingir os objetivos do agente. Cada um desses comportamentos possui um foco de atenção ajustável dinamicamente durante o tempo de execução do agente, de acordo com a variação do seu estado afetivo.

O foco de atenção presente em cada comportamento é dividido em foco espacial, o qual é responsável pela qualidade dos dados percebidos, e no foco temporal, o qual é responsável pela quantidade dos dados percebidos. Desse modo, o comportamento será capaz de filtrar as informações enviadas pelos sensores do agentes e construir uma lista de elementos contendo somente as informações necessária ao agente dependendo do contexto do comportamento em execução no momento.

O estado afetivo do agente é baseado nas teorias humanas da emoções, humor e personalidade. Esse modelo atua como base para o mecanismo de ajuste contínuo do foco de atenção do agente, tanto da parte espacial, como da parte temporal. Com esse mecanismo, o agente pode ajustar o seu foco de atenção durante a execução do comportamento de forma a tornar-se mais eficiente perante as mudanças ocorridas no ambiente.

A arquitetura proposta pode ser utilizada de forma bastante flexível. O foco de atenção pode trabalhar de forma fixa, onde nem o espacial e nem o temporal variam, como também com as combinações possíveis entre a variação ou não dos focos espacial e temporal. A arquitetura foi desenvolvida sobre uma plataforma para agentes BDI, mas o seu projeto permite que seja usada em qualquer outro tipo de agente, pois as alterações são feitas apenas no nível da percepção do agente.

Uma série extensa de experimentos, onde os agentes utilizando a arquitetura proposta neste trabalho são comparados com agentes oniscientes, comprovaram a efetividade dessa arquitetura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347392 - SERGIO VIANNA FIALHO
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo ao Programa - 1363515 - ANDRE MAURICIO CUNHA CAMPOS
Externo ao Programa - 1350250 - ANNE MAGALY DE PAULA CANUTO
Externo à Instituição - GEBER LISBOA RAMALHO - UFPE
Externo à Instituição - LUIZ CHAIMOWICZ - UFMG
Notícia cadastrada em: 03/07/2012 12:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao