Banca de DEFESA: IAGO DIÓGENES DO RÊGO

DISCENTE : IAGO DIÓGENES DO RÊGO
DATA : 31/01/2020
LOCAL: Sala 108 do CTEC

Solução para concentração de usuários (hotspots) aplicando Q-Learning em técnicas ICIC baseadas em FFR

HotSpot, ICIC, LTE.

Este trabalho tem como objetivo explorar técnicas de coordenação de interferência (ICIC) baseadas em reúso fracionário de frequência (FFR) como solução para um cenário multi-celular que apresenta concentração de usuários variante ao longo do tempo. Uma técnica de aprendizado por reforço (Q-Learning) é utilizada para configuração dinâmica dos parâmetros da técnica ICIC. Inicialmente, apresenta-se o problema da alta concentração de usuários e quais suas consequências. Em seguida, algumas soluções clássicas para o problema são discutidas, levando à introdução do reúso fracionário de frequência e apresentação de técnicas existentes. Análises preliminares são apresentadas com o objetivo de comparar o desempenho das técnicas, justificar a escolha de parâmetros relevantes e apresentar estudos realizados no cenário proposto a fim de evidenciar o impacto da alta concentração de usuários. Por fim, são apresentados os resultados referentes à implementação do Q-Learning no cenário dinâmico.

Interno - 3921178 - VALDEMIR PRAXEDES DA SILVA NETO
Interno - 1412682 - VICENTE ANGELO DE SOUSA JUNIOR