Banca de QUALIFICAÇÃO: DEMÉTRIOS ARAÚJO MAGALHÃES COUTINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DEMÉTRIOS ARAÚJO MAGALHÃES COUTINHO
DATA : 25/06/2019
LOCAL: Sala 002 do DCA/CT

Prevendo compromissos ótimos entre desempenho paralelo e eficiência energética em sistemas heterogêneos multi-processados

Software energeticamente eficiênte, fronteira de pareto, sistemas heterogêneos multi-processados.

Este trabalho propõe uma nova metodologia para prever as configurações com compromissos ótimos entre desempenho e eficiência energética de aplicações paralelas executadas em sistemas heterogêneos multi-processados. As arquiteturas heterogêneas são conhecidas por fornecer significativamente mais desempenho e eficiência energética do que suas contrapartes. Oferecem mais flexibilidade na forma de diferentes tipos de núcleos de processamento e emparelhamentos de tensão e frequência, definindo um vasto espaço de configuração. Portanto, a escolha de configurações ideais para o número de núcleos, frequência e  tensão para otimizar o desempenho e o consumo de energia sob medida para as necessidades de uma determinada aplicação não é fácil. A metodologia proposta destina-se a ser usada por sistemas operacionais para tomar decisões informadas em tempo de execução de acordo com os requisitos de desempenho e consumo de energia da aplicação e do sistema em que está sendo executada. Para isso, propomos modelos analíticos de desempenho e potência gerados a partir de medições off-line. Esses modelos são usados para estimar o desempenho e o consumo de energia da aplicação para todo o espaço de configuração. Em seguida, usamos essas previsões off-line para escolher as configurações ótimas de Pareto. Nós validamos nossa metodologia em uma placa ODROID XU3 usando várias aplicações do PARCEC Benchmark e Phoronix Test Suite. A definição das configurações ótimas de Pareto encontradas representa uma redução geral de quase 99% do universo de todas as configurações disponíveis. Uma economia de energia de até 45,13% foi observada quando comparada ao governador powersave do Linux com desempenho melhor ou similar.

Presidente - 1673543 - SAMUEL XAVIER DE SOUZA
Externo à Instituição - DANIELE DE SENSI
Externo à Instituição - Arthur Francisco Lorenzon
Notícia cadastrada em: 19/06/2019 15:27