Banca de DEFESA: GLAUCO GEORGE CIPRIANO MANIÇOBA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GLAUCO GEORGE CIPRIANO MANIÇOBA
DATA : 24/04/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do LAMP
TÍTULO:

Modelagem e análise de uma máquina de indução para sistemas de conversão de energia eólica 


PALAVRAS-CHAVES:

Energia Eólica, máquinas elétricas, Simulação de campos magnéticos


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Atualmente, o crescente aumento da demanda energética em todo mundo intensifica a busca pelo uso de fontes energéticas limpas e renováveis.   Dentro esse panorama,  a energia eólica vem se destacando com uma das mais promissoras.

Este trabalho apresenta um estudo sobre uma nova proposta para turbina eólicas usando um regulador eletromagnético de frequência (REF). Além disso, o REF pode ser útil em outros sistemas de transmissão onde o controle de velocidade mecânica de saída seja o objetivo.

O objetivo deste trabalho é analisar por meio de modelagem computacional, usando o Método dos Elementos Finitos, as características do sistema de redução de velocidade proposto entre uma turbina eólica e um gerador síncrono. Nesse tipo de sistema é eliminada a necessidade de sistema de redução mecânico de velocidade, normalmente sofisticados, de alto custo, manutenção frequente e confiabilidade não muito elevada.

O REF também permite eliminar o uso de conversores eletrônicos para estabelecer o acoplamento entre o aerogerador e a rede elétrica, razão pela qual também proporciona a possibilidade de obtenção de geração em corrente alternada.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBERTO SOTO LOCK - UFPB
Externo ao Programa - 1658061 - ALEXANDRE MAGNUS FERNANDES GUIMARAES
Presidente - 1149567 - ANDRES ORTIZ SALAZAR
Interno - 350693 - ANDRÉ LAURINDO MAITELLI
Externo à Instituição - PAULO VITOR SILVA - IFRN
Notícia cadastrada em: 11/04/2018 11:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao