Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIS FELIPE DE VASCONCELOS TORRES DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LUIS FELIPE DE VASCONCELOS TORRES DA COSTA
DATA : 14/11/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Auditório do DCO
TÍTULO:

ANÁLISE DE ANTENAS CPW E CPS COM GEOMETRIAS FRACTAIS PARA SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES SEM FIO 


PALAVRAS-CHAVES:

antena CPW, antena CPS, antenas fractais, antenas compactas, comunicações sem fio


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O rápido avanço da tecnologia e dos sistemas de comunicação sem fio tem possibilitado ao usuário, cada vez mais, a utilização de diferentes aplicações. Isto tem despertado um grande interesse entre os pesquisadores da área de micro-ondas, que atuam em comunicações móveis, enlaces de curta distância, redes locais sem fio (WLAN) e comunicações para satélites, por exemplo. Com isso, muitos pesquisadores, em todo o mundo, buscam cada vez mais aperfeiçoar essa tecnologia, visando desenvolver dispositivos e equipamentos que possam operar em múltiplos serviços de comunicação, que sejam leves e compactos, além de baixo custo.

Nesse contexto, o desenvolvimento de antenas planares de micro-ondas surge como uma alternativa atraente, por conta de suas propriedades intrínsecas como pequeno volume, peso reduzido, baixo custo e facilidade de fabricação, além de possibilitar operar com diferentes características de radiação e polarização. Tipicamente, as antenas planares de micro-ondas são desenvolvidas em estruturas de linhas de microfita (microstrip lines) e costumam apresentar largura de banda estreita e, normalmente, são projetadas para operar em uma faixa de frequência.

Recentemente, observou-se um interesse crescente no desenvolvimento de antenas planares em outras estruturas de linhas de transmissão planares, dentre as quais estão o guia de ondas coplanar (coplanar waveguide - CPW) e a linha de fitas coplanares (coplanar strips - CPS). As antenas CPW apresentam larguras de banda maiores que as de antenas de microfita, sendo adequadas para o desenvolvimento de antenas de banda larga. Já as antenas CPS podem ser usadas tanto em circuitos de micro-ondas como de ondas milimétricas.

Por outro lado, as geometrias fractais, quando usadas em projetos de antenas planares, possibilitam a redução de tamanho e evidenciam o comportamento em multibanda. Em comparação com as antenas planares convencionais, as antenas com geometrias fractais apresentam frequências de ressonância menores, possibilitando a fabricação de antenas mais compactas.

O objetivo principal deste trabalho consiste na simulação de estruturas CPW e CPS para aplicação no projeto de antenas CPW e CPS, com elementos fractais, para operação na faixa de 1 GHz a 14 GHz, objetivando aplicações em sistemas de comunicações de multibanda, banda larga e banda ultra larga (ultra wideband – UWB). Além disso, são observadas as características de radiação, ganho e polarização das antenas. São efetuadas simulações computacionais e projetadas diversas configurações de antenas CPW e CPS, utilizando o software Ansoft HFSS. Para fins de comparação com os resultados simulados, são fabricados e medidos vários protótipos de antenas CPW e CPS. Os resultados experimentais apresentam uma boa concordância com os resultados das simulações numéricas efetuadas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6345784 - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO
Externo à Instituição - ADAILDO GOMES D ASSUNCAO JUNIOR - IFPB
Externo ao Programa - 1422699 - HERTZ WILTON DE CASTRO LINS
Interno - 349732 - LAERCIO MARTINS DE MENDONCA
Notícia cadastrada em: 29/10/2017 18:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao