Banca de QUALIFICAÇÃO: JÚLIO CÉSAR MELO GOMES DE OLIVEIRA

DISCENTE : JÚLIO CÉSAR MELO GOMES DE OLIVEIRA
DATA : 29/06/2017
LOCAL: B321 CIVT

Plataforma colaborativa para o monitoramento da poluição veicular urbana

Poluição Atmosférica, Emissões Veiculares, CO2, Monitoramento, Colaborativo

Nos dias atuais a poluição atmosférica constitui um dos problemas enfrentados pelos centro urbanos, e causa impacto na qualidade de vida da população. Os veículos são uma das principais fontes que produzem a poluição, onde dióxido de carbono (CO2) é um dos resultados da reação de combustão, cujo a concentração em excesso ocasiona a poluição do ar, chuva ácida, e o efeito estufa, responsável pela elevação da temperatura da Terra, juntamente o derretimento de calotas de gelo e elevação dos níveis oceânicos, resultando em uma grande degradação ambiental de ecossistemas e paisagens. Nos últimos anos tem se visto um aumento na quantidade de veículos nas cidades e isso agrava o problema relacionado as emissões de CO2. Este trabalho tem como objetivo mostrar o desenvolvimento de um plataforma colaborativa para o monitoramento da poluição veicular urbana, em particular as emissões de CO2, onde a população ajuda na obtenção de dados utilizando seus smartphones. A plataforma possui a capacidade de identificar áreas com maior taxa de emissões e fornecer dados para analises.

Presidente - 2885532 - IVANOVITCH MEDEIROS DANTAS DA SILVA
Interno - 1153006 - LUIZ AFFONSO HENDERSON GUEDES DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2249146 - CARLOS MANUEL DIAS VIEGAS
Externo à Instituição - DANIEL GOUVEIA COSTA - UEFS