Banca de DEFESA: EVANDRO AILSON DE FREITAS NUNES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EVANDRO AILSON DE FREITAS NUNES
DATA : 30/06/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 4 - ECT
TÍTULO:

Análise de Impactos da Rede Elétrica Decorrente da Inserção de Sistemas de Geração Fotovoltaicos.


PALAVRAS-CHAVES:

Qualidade da Energia Elétrica, Geração distribuída, Sistemas fotovoltaicos, Penetração Fotovoltaica, Transformada Discreta de Fourier.


PÁGINAS: 120
RESUMO:

Atualmente, os incentivos à geração de energia limpa vêm aumentando consideravelmente devido a limitação dos combustíveis fósseis, até então utilizados em abundância. Em paralelo, o conceito de geração distribuída também ganha força com a diminuição dos impostos aplicados sobre os componentes constituintes dos sistemas de geração de energia renovável. No entanto, a qualidade da energia elétrica (QEE) tem sido severamente afetada pelo aumento do número desses tipos de fontes de energia ligadas às redes de distribuição de baixa tensão. Nesta dissertação, será avaliado o impacto causado na rede elétrica devido à níveis variados de penetração de instalações fotovoltaicas. Nesse intuito, será realizado um estudo de caso que consiste em operar uma planta fotovoltaica de 10 kWp, composta por três topologias de sistemas conectadas ao ponto de acoplamento comum (PAC) de uma subestação com potência nominal de 15 kVA: topologia trifásica fixa de 8 kWp, monofásica fixa de 1 kWp e monofásica rastreável de 1 kWp. Esses sistemas fotovoltaicos utilizam dispositivos baseados em eletrônica de potência, como inversores construídos a partir de chaves semicondutoras, que, devido ao seu princípio de construção e funcionamento, afetam a forma de onda da tensão e/ou corrente elétricas, deteriorando a QEE. A partir da análise de indicadores de QEE, obtidos por meio da transformada discreta de Fourier (DFT), para as características de potência, harmônicos de tensão e corrente, desequilíbrios entre fases do sistema e regulação do fator de potência, será realizada uma análise do impacto gerado pela planta fotovoltaica no seu ponto de conexão com a rede elétrica. Os indicadores serão analisados e comparados com os padrões nacionais estabelecidos pelos padrões internacionais estabelecidos pelo IEEE (do inglês, Institute of Electrical and Electronics Engineers) com o objetivo de avaliar o impacto causado pela conexão da instalação fotovoltaica no PAC.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1196444 - RICARDO LUCIO DE ARAUJO RIBEIRO
Interno - 1807863 - FLAVIO BEZERRA COSTA
Externo à Instituição - ALEXANDRE CUNHA OLIVEIRA - UFCG
Externo à Instituição - THIAGO DE OLIVEIRA ALVES ROCHA - UFPE
Notícia cadastrada em: 30/05/2017 16:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao