Banca de QUALIFICAÇÃO: HEITOR MEDEIROS FLORENCIO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HEITOR MEDEIROS FLORENCIO
DATA : 21/06/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Pesquisa e Inovação em Tecnologia da Informação - NPITI
TÍTULO:

Um Modelo Gráfico Probabilístico para Inferência da Estabilidade em Redes Industriais Sem Fio.


PALAVRAS-CHAVES:

Redes industriais sem fio, Estabilidade da rede, Modelos gráficos probabilísticos, Rede bayesiana, Campo aleatório de markov.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

Nos últimos anos, vem se intensificando o uso de tecnologias de comunicação, principalmente, wireless, no ambiente industrial. Os equipamentos que constituem os sistemas de controle e monitoramento, como sensores e atuadores, estão sendo desenvolvidos com a capacidade de comunicação sem fio em um ambiente que, devido ao alto nível de interferências, torna-se desfavorável para implantação de redes baseadas em protocolos convencionais. Deste modo, desde 2010 surgem protocolos, em sua maioria, baseados no padrão IEEE 802.15.4, para incorporação da tecnologia sem fio no chão de fábrica. Tais protocolos, como IEC 62591 (WirelessHART), IEC 62734 (ISA 100.11a) e IEC 62601 (WIA-PA), têm conquistado, aos poucos, a confiança do mercado, à medida que garante alta estabilidade da rede, baixa latência nas transmissões e baixo consumo de energia. Nesse contexto, é essencial o desenvolvimento de ferramentas de análise e diagnóstico que auxiliem os fabricantes, projetistas e usuários da rede.

Contudo, para analisar o desempenho desses sistemas é necessário o uso de técnicas de modelagem do ambiente, que, em sua grande maioria, são baseadas em modelos empíricos. Dados incompletos ou imprecisos coletados para construção de modelos empíricos podem produzir resultados insatisfatórios; afetando o desempenho da própria análise. Nessas situações, ou seja, diante de incertezas, métodos probabilísticos são mais adequados para classificação e predição. As técnicas probabilísticas conseguem incorporar as relações entre variáveis do sistema que, talvez, não fossem evidentes no conjunto de dados em modelos não probabilísticos.

Esta proposta de tese apresenta um modelo para inferência da estabilidade de redes industriais sem fio baseada em diversos parâmetros coletados da rede, como nível de potência de transmissão e de recepção, quantidade de links de comunicação, taxa de transmissão e redundância. Devido às incertezas existentes nos sistemas de comunicação implantados no meio industrial, a inferência é modelada apoiada em duas técnicas de modelos gráficos probabilísticos: rede bayesiana e campo aleatório de markov. A rede bayesiana realiza uma inferência local das estabilidades dos caminhos de comunicação e o campo aleatório de markov realiza uma análise espacial para inferir a estabilidade da rede. Essa inferência da estabilidade contribui no desenvolvimento de técnicas de roteamento de pacotes, de alocação de instrumentos, de redução de consumo de energia e, consequentemente, no aumento da confiabilidade e disponibilidade da rede.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347628 - ADRIAO DUARTE DORIA NETO
Interno - 1837240 - MARCELO AUGUSTO COSTA FERNANDES
Externo ao Programa - 350241 - JORGE DANTAS DE MELO
Externo à Instituição - DENNIS BRANDAO - USP
Notícia cadastrada em: 22/05/2017 16:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao