Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO MARCOS TEIXEIRA LACERDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOAO MARCOS TEIXEIRA LACERDA
DATA : 01/07/2016
HORA: 08:00
LOCAL: Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS)/HUOL - UFRN
TÍTULO:

Safety SOA-DB: arquitetura tolerante a falhas para acesso universal a dispositivos médicos hospitalares



PALAVRAS-CHAVES:

Dispositivos Médicos Hospitalares, Arquitetura Orientada a Serviço, Tolerância a Falhas, Qualidade Serviço, Monitoramento de Pacientes.


PÁGINAS: 30
RESUMO:

A grande diversidade na arquitetura dos dispositivos médicos hospitalares, aliada aos seus diferentes protocolos de comunicação, tem dificultado a implementação de sistemas que acessam esses dispositivos. Dadas essas diferenças, surge a necessidade de prover acesso a tais dispositivos de maneira transparente. Dessa forma, este trabalho propõe uma arquitetura orientada a serviço para acessar dispositivos médicos hospitalares como uma forma de abstrair o mecanismo de leitura e escrita de dados nesses dispositivos, assim contribuindo para aumentar a qualidade e produtividade dos sistemas médicos hospitalares, a fim de permitir com que o foco da equipe de desenvolvimento do sistema médico hospitalar seja quase que exclusivamente voltado para seus requisitos funcionais, por exemplo, regras de negócio referentes ao domínio do problema. 

Para tornar robusta a SOA-DB serão utilizados conceitos como a tolerância a falhas e qualidade de serviço, visto o contexto crítico que este trabalho está inserido, o monitoramento de pacientes. Esses quesitos servirão para aumentar de forma considerável a qualidade no monitoramento de pacientes. A SOA-DB também visa contribuir para a análise dos dados monitorados pelos dispositivos médicos hospitalares, pois como atuará no acesso a esses, haverá a possibilidade de registro desses dados, visto que a maneira convencional é realizada apenas com a informação instantânea disponibilizada pelo dispositivo médico hospitalar. Para o desenvolvimento deste trabalho, serão utilizadas tecnologias como a linguagem XML e a linguagem de programação Java, conceitos como Engenharia de Software, Padrões de Projeto, Qualidade de Serviço e Tolerância a Falhas.

Para validar a SOA-DB, serão utilizados protocolos de acesso a dispositivos médicos hospitalares como o HL7 e um ambiente real de aquisição desses dados, a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário Onofre Lopes. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo ao Programa - 1510735 - DANILO ALVES PINTO NAGEM
Externo à Instituição - ANTONIO HIGOR FREIRE DE MORAIS - IFRN
Notícia cadastrada em: 16/06/2016 09:41
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao