Banca de QUALIFICAÇÃO: ÁDLLER DE OLIVEIRA GUIMARÃES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÁDLLER DE OLIVEIRA GUIMARÃES
DATA: 01/12/2015
HORA: 15:30
LOCAL: Auditório do PPGEEC
TÍTULO:

Inteligência Computacional Aplicada na Otimização de Efeitos Causados pelo Uso de Estruturas PBG em Antenas de Microfita.


PALAVRAS-CHAVES:

Antenas de Microfita, PBG, Inteligência Computacional, Redes Neurais.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

A crescente demanda por tecnologia de comunicação sem fio na sociedade moderna exige a construção de circuitos integrados de micro-ondas cada vez mais sofisticados. Neste sentido, as antenas planares de microfita se destacam devido seus tamanhos reduzidos e por serem utilizadas em diversas aplicações, com ênfase em aeronaves, satélites e sistemas de comunicações móveis. Em adição, pesquisas recentes mostram o uso da inteligência computacional na área de telecomunicações para análise de novas aplicações em antenas de microfita, como também na otimização das aplicações existentes, buscando um melhor desempenho na recepção e/ou transmissão de sinais. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo obter as propriedades de radiação de antenas de microfita com uso de novos modelos de estruturas PBG, baseadas em malhas com distribuições periódicas e quase periódicas, impressas no substrato. Em seguida, os protótipos das antenas desenvolvidas, serão utilizados para formar uma base de dados que servirá para alimentar um processo de treinamento de uma rede neural artificial, visando otimizar o procedimento de obtenção da frequência de projeto para uma dada frequência de ressonância.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Interno - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Externo à Instituição - MARINALDO PINHEIRO DE SOUSA NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 09/11/2015 05:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao