Banca de QUALIFICAÇÃO: YÁSKARA YGARA MENESCAL PINTO FERNANDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: YÁSKARA YGARA MENESCAL PINTO FERNANDES
DATA: 18/06/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde - LAIS/HUOL
TÍTULO:

Arquitetura Inteligente de Telessaúde para Triagem e Regulação de Gravidez de Alto Risco


PALAVRAS-CHAVES:

Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de Saúde, Sistemas Inteligentes, Telessaúde, gestantes de alto risco, Protocolo Regulação, Processo de Triagem.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica
RESUMO:

A área da Atenção Básica à Saúde tem sido alvo de muitas pesquisas, através das constantes evoluções tecnológicas devido ao fato de se tratar do primeiro nível de atenção à saúde, segundo o modelo adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É, preferencialmente, a “porta de entrada” do sistema de saúde. No entanto, a deficiência na otimização do atendimento das Unidade Básica de Saúde (UBS) nos municípios provoca a superlotação da maternidade, constatando que muitos casos são considerados de baixo risco, inclusive com indicação de parto normal e que, quando não existe vaga na rede municipal, a maternidade de referência faz o atendimento, que se afasta de seu perfil de usuário, que é do atendimento de gestantes de alto risco. Assim, se existisse estrutura para atendimento dessas gestantes nas UBS, nos hospitais regionais e municipais de origem, de forma que otimizasse os trabalhos dos profissionais de saúde, o índice de encaminhamento de pacientes do interior seria reduzido e, por consequência, seria experimentado uma melhora no atendimento. Nesse sentido, têm-se desenvolvido pesquisas as quais geralmente abordam alguns problemas que são pertinentes e que podem ser automatizados, tais como: sistemas de triagem de pacientes; utilização de tecnologias para melhorar o nível de: segurança, comunicação, usabilidade, confiabilidade e desempenho das aplicações; definição de novos ambientes e tecnologias para o cuidado à saúde através da: telemedicina, telediagnóstico, telemonitoramento, entre outros. É neste contexto, que a presente pesquisa de tese de doutorado propõe desenvolver uma arquitetura que automatize o Processo de Regulação para o encaminhamento de Pacientes com Alto Risco Gestacional entre os Municipios de Referência e a Maternidade Escola Januário Cicco, que permita classificar as gestantes de alto risco baseado no conhecimento do sistema inteligente, realizando uma pré-triagem automática nas UBS através da plataforma de Telessaúde que auxiliará o atendimento do médico na maternidade de referência. Esses aspectos demandam um projeto arquitetural ao problema abordado, com ênfase em garantir a robustez e consistência no processo de triagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2488270 - RICARDO ALEXSANDRO DE MEDEIROS VALENTIM
Interno - 1544724 - GLAUCIO BEZERRA BRANDAO
Externo ao Programa - 1752038 - CUSTÓDIO LEOPOLDINO DE BRITO GUERRA NETO
Externo ao Programa - 1229030 - HELIO ROBERTO HEKIS
Externo à Instituição - ROBINSON LUIS DE SOUZA ALVES - IFRN
Notícia cadastrada em: 12/06/2015 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao