Banca de DEFESA: CARLOS GOMES DE MOURA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS GOMES DE MOURA
DATA: 06/02/2015
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO PPGEEC
TÍTULO:

Uso de Metamaterial em Antenas de Microfita com Supercondutor



PALAVRAS-CHAVES:

Metamaterial

Supercondutividade

Ressoador em Anel

método de Linha de Transmissão Transversa

Antena de Microfita


PÁGINAS: 148
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Na sua estrutura mais simples a antena de microfita é composta de um elemento metálico (patch) depositado num substrato que, por sua vez, está sobre um plano de terra. O patch, ou elemento ressoador, pode ter várias geometrias tais como: quadrada, retangular, circular, elíptica, triangular ou qualquer outra configuração, de acordo com a característica desejada.

Os metamateriais tem atraído uma grande atenção nas ultimas décadas, em decorrência de suas propriedades eletromagnéticas não serem encontradas na natureza. Desde que os metamateriais passaram a ser sintetizados através da inserção de inclusões artificialmente fabricadas num meio homogêneo especificado, facilitou ao pesquisador uma larga coleção de parâmetros independentes, como, por exemplo, as propriedades eletromagnéticas do material. Foram realizadas uma investigação das propriedades dos Ressoadores em anel e dos metamateriais.

Foi apresentado um estudo das principais teorias que explicam com clareza a supercondutividade. As teorias BCS, Equações de London e modelo dos Dois Fluidos são as teorias que dão suporte a aplicação dos supercondutores nas antenas de microfita.

Assim, esta Tese de Doutorado apresenta uma análise teórica, numérico-computacional e experimental, utilizando o formalismo de onda completa, através da aplicação do método da Linha de Transmissão Transversa – LTT, aplicado no Domínio da Transformada de Fourier (FTD). O LTT é um método de onda completa, que tem como regra a obtenção dos campos eletromagnéticos em termos dos componentes transversais à estrutura. A inclusão do patch supercondutor é feita utilizando-se a condição de contorno complexa resistiva. São obtidos resultados da freqüência de ressonância em função dos parâmetros da antena. Para validação das análises foram elaborados programas computacionais na linguagem Fortran, simulações no software comercial Ansoft HFSS®, sendo as curvas traçadas no HFSS e no software Matlab, além de se comparar o patch convencional com o supercondutor e depois se comparar um substrato metamaterial com um convencional, juntando o substrato com o patch, verificando o que melhora em ambos os quesitos, demonstrando a utilização prática destas estruturas em antenas fabricadas em laboratório.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Interno - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Externo ao Programa - 346385 - RONALDO DE ANDRADE MARTINS
Externo à Instituição - HUMBERTO DIONISIO DE ANDRADE - UFERSA
Externo à Instituição - MARINALDO PINHEIRO DE SOUSA NETO - IFRN
Notícia cadastrada em: 11/12/2014 09:33
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao