Banca de DEFESA: ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANNA GISELLE CAMARA DANTAS RIBEIRO
DATA: 06/09/2014
HORA: 09:00
LOCAL: LAUT-UFRN
TÍTULO:

Um Sistema Inteligente de Tele-oftalmologia para auxílio no diagnostico de Catarata


PALAVRAS-CHAVES:

Tele-oftalmologia, smartphones, catarata, processamento digital de sinais, sistemas inteligentes.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Biomédica
RESUMO:

O aumento da população mundial, com proporção maior de idosos, acarreta no aumento do número de indivíduos com perda visual, sendo a catarata a maior causa de cegueira no mundo. A Catarata é uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino (lente natural do olho) ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, diabetes mellitus, uso de medicamentos, entre outros. Sabe-se que o atendimento por oftalmologistas no Brasil nas áreas rurais e mais pobres é inferior ao necessário e muitos pacientes com doenças tratáveis como a Catarata ficam sem diagnóstico e consequentemente sem tratamento.

Neste contexto, esse projeto tem como proposta o desenvolvimento do OPTICA, um sistema de tele-oftalmologia que utiliza smartphones para detecção de urgências oftalmológicas, disponibilizando um auxílio ao diagnóstico a Catarata utilizando sistemas inteligentes e técnicas de processamento de imagens. As imagens serão capturadas por um celular com uma lente especial acoplada a câmera e juntamente com um questionário com informações do paciente serão transmitidos de forma segura via a plataforma Sana Mobile (sana.mit.edu) para uma central online de laudos que dispõe de um programa inteligente de auxilio ao diagnóstico a Catarata e de médicos oftalmologistas que irão analisar as informações e emitir o laudo do paciente.

Desta forma, o OPTICA  permite levar atendendimento oftalmológico a população menos favorecida e em áreas remotas , melhorando a triagem de pacientes graves e aumentando o acesso ao diagnóstico e tratamento. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1525151 - ANA MARIA GUIMARAES GUERREIRO
Interno - 1837240 - MARCELO AUGUSTO COSTA FERNANDES
Externo ao Programa - 2613423 - HELIANA BEZERRA SOARES
Externo à Instituição - ADRIANO DE ANDRADE BRESOLIN - IFSC
Externo à Instituição - CICILIA RAQUEL MAIA LEITE - UERN
Notícia cadastrada em: 13/08/2014 11:55
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao