Banca de QUALIFICAÇÃO: ÍTALO AUGUSTO SOUZA DE ASSIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ÍTALO AUGUSTO SOUZA DE ASSIS
DATA: 25/07/2014
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 2, DCA/UFRN
TÍTULO:

PROPOSTA DE UM ALGORITMO PARALELO EFICIENTE DE MIGRAÇÃO REVERSA NO TEMPO 3D COM GRANULARIDADE FINA


PALAVRAS-CHAVES:

Sistemas Paralelos e Distribuídos, Migração Reversa no Tempo (RTM), Granularidade Fina, Speedup, Eficiência, Escalabilidade.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
RESUMO:

O algoritmo de migração reversa no tempo (RTM) tem sido amplamente utilizado na indústria sísmica para gerar imagens de regiões de interesse do subsolo e, assim, reduzir os riscos da exploração. Seu uso em larga escala é influenciado pela sua alta qualidade no imageamento do subsolo. O RTM é também conhecido pelo seu alto custo computacional. Por essa razão, técnicas de computação paralela têm sido amplamente utilizadas em suas implementações. Em geral, as abordagens paralelas para o RTM utilizam uma granularidade grossa dividindo o processamento de um subconjunto de tiros sísmicos entre nós de sistemas distribuídos. A abordagem paralela com granularidade grossa para o RTM tem se mostrado bastante eficiente uma vez que o processamento de cada tiro sísmico pode ser realizado de forma independente. Contudo, cientes de que os nós dos sistemas distribuídos atuais, em geral, são equipamentos com diversos elementos de processamento sob uma arquitetura com memória compartilhada, seu desempenho pode ser consideravelmente melhorado com a utilização de uma abordagem paralela com granularidade fina para o processamento designado a cada nó. Por essa razão, este trabalho traz uma proposta de implementação de um algoritmo paralelo eficiente de migração reversa no tempo 3D com granularidade fina utilizar o padrão OpenMP para memória compartilhada. Para tanto, pretende-se implementar, em um primeiro momento, a propagação da onda acústica 3D e, em seguida, acrescentar uma condição de imagem para completar o RTM. Em cada momento, deverão ser análisadas diferentes balanceamentos de carga a fim de minimizar possíveis perdas de desempenho paralelo. Um algoritmo paralelo com granularidade fina para propagação da onda acústica 3D já foi implementado. As análises de desempenho paralelo, como de speedup e eficiência, mostram que o algoritmo implementado é escalável alcançando um speedup de 22.47 com 24 threads.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673543 - SAMUEL XAVIER DE SOUZA
Interno - 1746084 - DANIEL ALOISE
Externo ao Programa - 1623430 - ROSANGELA CORREA MACIEL
Notícia cadastrada em: 04/07/2014 09:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao