Banca de QUALIFICAÇÃO: ALMIR SOUZA E SILVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALMIR SOUZA E SILVA NETO
DATA: 02/06/2014
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do PPGEEC, Centro de Tecnologia, UFRN
TÍTULO:

MÉTODO LTT E SOFTWARE APLICADO PARA ANTENAS CILÍNDRICAS COM PBG


PALAVRAS-CHAVES:

Antenas Cilíndricas, PBG, EBG, Método LTT, Irradiação


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Telecomunicações
ESPECIALIDADE: Teoria Eletromagnetica, Microondas, Propagação de Ondas, Antenas
RESUMO:

Atualmente observa-se um grande avanço na área aeroespacial, no que se refere aos lançamentos de foguetes, para pesquisas, experimentos, sistema de telemetria, sensoriamento remoto, sistema de radar (rastreamento e monitoração), sistema de comunicações e colocação de satélites em órbita.

Este trabalho tem como objetivo a aplicação de antenas de microfita cilíndrica circular, com substrato EBG/PBG tipo anel, e um arranjo retangular cilíndrica na estrutura de um foguete ou míssil, para obtenção de dados de telemetria, operando na faixa de 2 a 4 GHz, na banda S.

Ao longo deste foi desenvolvida a análise teórica do Método da Linha de Transmissão Transversa que é um método de análise completa no domínio espectral, para aplicação em foguetes e mísseis. Nesta análise a propagação na direção “ρ”, transversa às interfaces dielétricas “z” e “φ”, para coordenadas cilíndricas, obtendo-se as equações gerais dos campos eletromagnéticos em função de  e  [1].

Para a obtenção dos resultados, simulações e análise da estrutura foi utilizado o programa HFSS™ (High Frequency Structural Simulator) que utiliza o Método dos elementos finitos.

Com a teoria desenvolvida foram utilizados recursos computacionais para obtenção dos cálculos numéricos, através do Fortran Power Station, Scilab e o Wolfram Mathematica®.

O protótipo foi construído utilizando, como substrato, o ULTRALAM® 3850, da Rogers Corporation, e uma placa de alumínio como suporte à estrutura cilíndrica utilizada.

A concordância entre os resultados medidos e os simulados validam os processos estabelecidos, para estas novas aplicações.

São apresentadas sugestões e conclusões para a continuidade de futuros trabalhos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347063 - HUMBERTO CESAR CHAVES FERNANDES
Externo à Instituição - IDALMIR DE SOUZA QUEIROZ JÚNIOR - UERN
Interno - 1422265 - JOSE PATROCINIO DA SILVA
Externo à Instituição - MARINALDO PINHEIRO DE SOUSA NETO - IFRN
Interno - 1837410 - VALENTIN OBAC RODA
Notícia cadastrada em: 15/05/2014 15:09
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao