Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANOSCA ANDRADE DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVANOSCA ANDRADE DA SILVA
DATA: 14/02/2014
HORA: 16:00
LOCAL: Sala de Reunioes do DIMAp
TÍTULO:

Tomada de Decisão em Grupo e Multi-Atributos Utilizando Lógica Fuzzy Intuicionista de Atanassov Intervalarmente Valorada


PALAVRAS-CHAVES:

Lógica fuzzy, extensões de lógica fuzzy, tomada de decisão, operadores de agregação, representação.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Metodologia e Técnicas da Computação
ESPECIALIDADE: Sistemas de Informação
RESUMO:

Lógica fuzzy surge em 1965 com o trabalho de Lotfi Zadeh que tem por objetivo o de tratar de forma rigorosa a incerteza inerente na definição de noções e propriedades  imprecisas ou vagas presentes em diversas situações do cotidiano, como  por exemplo temperatura alta, pendente acentuada, etc.  Para isto, Zadeh considerou um grau(um valor no intervalo [0,1]) com que um determinado elemento pertence a um conjunto ou satisfaz uma determinada propriedade.  No entanto, algumas críticas a esta teoria foram feitas, principalmente no sentido de ela se propor lidar com incertezas usando valores exatos, o que motivou a vários pesquisadores (entre eles o próprio Zadeh) em 1975, e de forma independente, a estender esta teoria  relaxando o conjunto onde os graus tomam seus valores. Uma destas extensões, a lógica fuzzy intuicionista intervalarmente valorada, proposta em 1989 por Atanassov e Gargov, usa um par de subintervalos de [0,1], um deles representa o quanto, considerando alguma imprecisão, se acredita que o elemento satisfaz a propriedade enquanto o outro descreve o quanto se acredita que não satisfaz a propriedade. Este par de graus intervalares visam capturar a hesitação e imprecisão presente ao momento de se atribuir o grau com que o elemento satisfaz a propriedade. 

A lógica fuzzy e suas diversas extensões, tem sido aplicada com sucesso nas mais variadas áreas, como por exemplo, medicina, engenharia, agricultura, e economia. Um problema típico de tomada de decisão consiste em escolher a melhor alternativa entre  um conjunto delas, considerando alguns critérios a serem satisfeitos  ou atributos das alternativas, assim como a opinião de um ou mais especialistas. Para isto, se usam graus fuzzy (ou de suas extensões) para expressar o quanto uma alternativa satisfaz um determinado atributo ou critério, e alguma forma de agregar a opinião de todos os especialistas assim como os graus com que cada alternativa satisfaz todos os atributos, para chegar no final a uma pontuação (que pode ser um valor numérico ou não) que permita decidir qual é a, potencialmente, melhor alternativa.

A proposta desta tese é apresentar avanços teóricos significativos na teoria dos conjuntos fuzzy intuicionistas intervalarmente valorados assim, como em propor e adaptar diversas técnicas de tomada de decisão considerando  multiplos atributos (ou critérios) e um grupo de especialistas, assim como aplicar essas técnicas em problemas específicos.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2212166 - BENJAMIN RENE CALLEJAS BEDREGAL
Externo à Instituição - GRAÇALIZ PEREIRA DIMURO - FURG
Interno - 1345816 - REGIVAN HUGO NUNES SANTIAGO
Notícia cadastrada em: 24/01/2014 14:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao