Banca de QUALIFICAÇÃO: SINDOLFO LUIZ DE MIRANDA FREIRE FILHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SINDOLFO LUIZ DE MIRANDA FREIRE FILHO
DATA: 17/12/2013
HORA: 15:00
LOCAL: UFRN / ECT / Sala 20
TÍTULO:

Um Framework de Testes Automáticos para APIs Multimídia de TV


PALAVRAS-CHAVES:

Teste Automático;

TV Digital;

Middleware Ginga;


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
ESPECIALIDADE: Software Básico
RESUMO:

Atualmente dispositivos como TVs, set-top boxes e smartphones estão incorporando um número crescente de funcionalidades de software. Por exemplo, uma SmartTV pode incluir várias funcionalidades de software como acesso a lojas de aplicações, navegador web, aplicações de TV digital interativa, reconhecimento de voz e gestos, etc. Neste sentido, estes dispositivos demandam novos desafios para a engenharia de software na medida em que trazem toda a complexidade do desenvolvimento de software já conhecida para diferentes plataformas de hardware e perfis de utilização.

Na área de testes de software, automação de testes consiste na utilização de métodos específicos e de software especializado que controla a execução dos testes e a verificação do resultado obtido. Neste contexto, este trabalho apresenta um framework para testes automáticos de APIs multimídia de TVs/STBs. Abordagens tradicionais para testes de tais APIs, por exemplo, testes de GUI (Graphical user interface), requerem a verificação manual dos resultados na tela da TV, o que torna esta atividade bastante custosa e susceptível a erros, especialmente pelo fato de que este tipo de teste pode tipicamente gerar centenas de casos de teste.

No framework proposto, testes unitários, de integração e de sistema, podem ser executados através das atividades automáticas de execução da aplicação de teste, captura da saída da TV e comparação dos dados capturados com o resultado esperado. Foi desenvolvida uma linguagem de descrição de testes baseada em XML para descrever todos os passos necessários para a execução dos testes e uma série de algoritmos capazes de verificar automaticamente a saída da TV.

Para validar a abordagem, o framework de testes foi utilizado em experimentos para testar uma implementação comercial do middleware Ginga, o middleware brasileiro de TV Digital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675779 - LUIZ EDUARDO CUNHA LEITE
Interno - 2459504 - AQUILES MEDEIROS FILGUEIRA BURLAMAQUI
Externo ao Programa - 1709820 - ROBERTA DE SOUZA COELHO
Externo à Instituição - GUIDO LEMOS DE SOUZA FILHO - UFPB
Notícia cadastrada em: 20/11/2013 07:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao