Banca de DEFESA: DEBORA NOGUEIRA PINTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORA NOGUEIRA PINTO
DATA: 25/07/2013
HORA: 14:30
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

"Mapeamento Acústico como ferramenta para Predição de Ruído Urbano na área de influência do estádio Arena das Dunas, Natal/ RN".


PALAVRAS-CHAVES:

Poluição Sonora, Ruído, Mapeamento Acústico.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:


Resumo:

A Poluição Sonora provoca degradação na qualidade do meio ambiente e se apresenta como um dos mais frequentes problemas ambientais nas grandes cidades. Os ambientes urbanos possuem cenários acústicos complexos e seus estudos precisam considerar a contribuição de fontes sonoras diversas. Nesse sentido, os modelos computacionais, por meio do mapeamento e predição do cenário acústico, se tornam importantes, uma vez que possibilitam a realização de cálculos, de análises e de relatórios que permitem a interpretação de resultados satisfatórios. O bairro de estudo é o bairro de Lagoa Nova, área central da cidade do Natal, o qual passará por grandes mudanças no espaço urbano devido às obras de mobilidade urbana previstas para o entorno do estádio “Arena das Dunas” – em decorrência da Copa de 2014 – e as consequentes mudanças da forma urbana e no tráfego. Dessa forma, este trabalho objetiva avaliar o impacto sonoro provocado pelas alterações viárias e morfológicas no entorno deste estádio no bairro de Lagoa Nova em Natal, a partir de medições in loco e do mapeamento com a utilização do modelo computacional SoundPLAN no ano 2012 e a evolução do cenário acústico para 2017. Para tal análise, realizou-se, primeiramente, a construção do mapeamento acústico atual com base no diagnóstico acústico do bairro, mapeamento físico, contagem classificada dos veículos e medição do nível de pressão sonora; e para se construir a predição de ruído, observou-se, para a área de estudo, as modificações previstas para o tráfego, forma urbana e obras de mobilidade. Conclui-se que os níveis de pressão sonora do ano 2012 e para 2017 extrapolam, em parte, a legislação vigente. Para a predição do ruído foram verificadas várias modificações no cenário acústico, no qual as obras de mobilidade urbana previstas melhorarão o fluxo do tráfego, consequentemente, reduzirão o nível de pressão sonora onde estão previstas as intervenções.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1149528 - MARCIO MORAES VALENCA
Externo à Instituição - MARIA LYGIA ALVES DE NIEMEYER - UFRJ
Presidente - 347627 - VIRGINIA MARIA DANTAS DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 12/07/2013 12:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao