PPGAU - indicação para o Prêmio ANPARQ 2022 Tese

A Coordenação do PPGAU/UFRN tem a satisfação de informação que a tese “A CONSTRUTIBILIDADE NO PROCESSO DE PROJETO PARAMÉTRICO COLABORATIVO”, de Verner Max Liger de Mello Monteiro, orientado pela profa. Maísa Veloso (UFRN) e Pedro Januário (Universidade de Lisboa), foi selecionada para representar o programa no Prêmio ANPARQ 2022 - categoria Tese de Doutorado.

A comissão, formada pelos professores Aldomar Pedrini, Rubenilson Teixeira e Edja Trigueiro, reconheceu a qualidade de todas as teses inscritas e destacou:

"A pesquisa é extremamente inovadora quanto à temática abordada, ao tratar da relação entre a construtibilidade e o processo de projeto paramétrico. É sabido que, se por um lado, “a incorporação da modelagem paramétrica ao processo de projeto computacional tem proporcionado aos arquitetos a possibilidade de experimentar formas geométricas sem precedentes”, a dificuldade de materialização do edifício projetado ganha novos contornos. O autor não somente discute essa questão central, mas avança na proposição de um “modelo de diretrizes metodológicas para projetos paramétricos colaborativos com ênfase na construtibilidade”, conceito que ele desenvolve ao longo do trabalho".

Importante registrar que a tese foi desenvolvida no âmbito do convênio de dupla titulação entre o PPGAU/UFRN e a Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa.

Notícia cadastrada em: 13/03/2022 20:10