Banca de DEFESA: MONIQUE LESSA VIEIRA OLIMPIO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MONIQUE LESSA VIEIRA OLIMPIO
DATA : 08/05/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Defesa Autorizada para realização 100% à distância
TÍTULO:

FORMAÇÃO DO ARQUITETO E URBANISTA PARA A PRESERVAÇÃO DE ÁREAS E EDIFÍCIOS DE VALOR PATRIMONIAL: DIÁLOGOS ENTRE A TEORIA E O EXERCÍCIO PROJETUAL


PALAVRAS-CHAVES:

Formação, arquitetura e urbanismo, preservação patrimonial, matriz de conhecimentos.


PÁGINAS: 309
RESUMO:

O presente trabalho visa elaborar uma matriz de conhecimentos essenciais que promova a capacitação do estudante de arquitetura e urbanismo, no Brasil, para a prática projetual em áreas e edifícios de interesse patrimonial. Acredita-se que é necessária uma constante discussão sobre perfis e padrões que assegurem a qualificação do profissional – arquiteto e urbanista – à altura dos desafios sociais, culturais e econômicos vivenciados atualmente. Entres esses desafios, destaca-se, neste trabalho, a questão da conservação de uma preexistência de valor patrimonial. O objeto de estudo desta pesquisa corresponde a uma análise do ensino da preservação patrimonial (no âmbito dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo) e à construção de um suporte teórico-metodológico para a formação dos futuros profissionais (no âmbito da graduação) que venham a desenvolver projetos de intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de valor patrimonial. Parte-se da premissa que o ensino de Arquitetura e Urbanismo só possibilitará uma formação profissional que revele competências e habilidades para a preservação do patrimônio edificado mediante uma clara relação entre aprofundamento teórico e exercício projetual. Logo, para o alcance do objetivo, foram definidas duas estratégias de pesquisa: 1) pesquisa bibliográfica sobre temas relacionados à preservação e à intervenção arquitetônica em edifícios e áreas de reconhecido valor patrimonial, destacando alguns dos principais modelos teórico-operativos, fruto de anos de reflexão; 2) pesquisa empírica (estudos de casos), que propõe investigar e analisar criticamente como se dá o processo de ensino-aprendizagem para preservação patrimonial nos cursos de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), no Brasil, e na Università degli Studi “Gabriele d’Annunzio” di Chieti-Pescara (Ud’A), na Itália. A matriz proposta parte da reflexão teórica, das análises dos estudos de caso e da sua validação por meio de professores especialistas na temática e foi definida com base em quatro perguntas fundamentais: “por que preservar?” “O que preservar?” “Como preservar?” e “Estou preservando?”, todas relacionadas a princípios teórico-operativos que influenciam diretamente a fase propositiva do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 783.827.344-72 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO - UFPE
Interno - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interna - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Externa à Instituição - ANA PAULA FARAH
Externo à Instituição - CLAUDIO VARANGOLI
Notícia cadastrada em: 03/04/2020 13:44
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