Banca de QUALIFICAÇÃO: DIMITRI COSTA CASTOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIMITRI COSTA CASTOR
DATA : 31/01/2020
LOCAL: Miniauditório PPGAU/UFRN

Recosturas e Costuras: o projeto urbano e suas especificidades.

Projeto urbano, processo de projeto, mapeamento de projeto.

Esta tese trabalha como objeto de estudo o processo de projeto urbano (PU) por estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo de duas IES públicas do nordeste do Brasil (UFRN e UFPB). Aborda três Eixos de Investigação, sendo: Eixo 1-Relação entre projeto e projetista; Eixo 2-Compreensão e prática de PU; Eixo 3-Especificidades do PU; estes eixos geraram as questões e hipóteses de trabalho. O objetivo geral desta pesquisa é o de analisar o processo de PU, na prática desenvolvida por estudantes de graduação em arquitetura e urbanismo de duas universidades públicas do nordeste do Brasil (UFRN e UFPB), em eventos de workshops de projeto, visando identificar: quais as especificidades do ato de projetar em termos de PU, sob aspectos de pensamentos de projeto, métodos, estratégias, fases e etapas de trabalho, forma de abordar e definir o problema de projeto, ações adotadas, objetivos buscados, ferramentas utilizadas, e comunicação das ideias; e de forma secundária, como esses projetistas compreendem e se posicionam em relação ao PU e o próprio processo de projeto. Para alcançar os objetivos postos, adotou-se como estratégia para obtenção de amostras de processos de projeto dentro do recorte proposto, a organização e oferta de workshops. A decisão de propô-los foi tomada pela pertinência em permitir obtenção de amostragem em situação controlada, garantir quantidade e qualidade de material para análise, e possibilitar contribuição acadêmica para os estudantes. O método adotado para os protocolos de processos de projetos analisados nesta tese, baseia-se na observação direta dos projetistas em atuação, no registro de anotações do que está ocorrendo durante a observação, em intervalos de tempo regulares, e classificação destas ocorrências em categorias analíticas e sub-categorias que especificam os detalhes dos processos de projeto. O método toma por referência a Solução Racional do Problema (SRP) de Simon (2019), como tratado por Dorst e Dijkhuis (2005). No presente estágio de desenvolvimento da tese, uma experiência Piloto já foi aplicada na UFRN e um evento de workshop na UFPB. A análise dos dados obtidos, mesmo que de forma incipiente, permite afirmar que há distinções entre as práticas de PU e projeto arquitetônico (PA). Estas particularidades podem ser observadas nas Ações tomados nos processos; no maior acionamento de sub-categorias e menor ausência de itens do PU em relação ao PA; no ´start’ de projeto, que embora seja semelhante entre os processos as evoluções são distintas, sendo o PU de caráter estratégico e discursivo, enquanto o PA se torna mais afeito ao desenho e modelo; seja pelos Objetivos, em PU mais voltados a aspectos reflexivos, enquanto no PA aspectos mais práticos e propositivos; nos protagonistas do projeto, sendo no PU o projeto e no PA o usuário; na maior variedade e ativação dos Tópicos e Tópicos Auxiliares do PU em relação ao PA; ou, na quantidade e variedade de ferramentas e estratégias de projeto, mais evidentes no PU que o PA.

Presidente - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Interna - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO