Banca de QUALIFICAÇÃO: LENILSON MIRANDA JONAS JUNIOR

DISCENTE : LENILSON MIRANDA JONAS JUNIOR
DATA : 16/10/2019
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Espaços para ensino e aprendizagem de desenho: estudo do ambiente de ensino de desenho artístico na universidade Federal do Rio Grande do Norte

Ambiente de ensino de desenho. Avaliação do ambiente construído. Relação pessoaambiente. Ensino de desenho.

A pesquisa analisa as salas de aula de ensino de desenho artístico na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tendo como objeto de estudo a relação entres os aspectos arquitetônicos ambientais (ergonomia, ventilação, iluminação, cor do ambiente) e o ensino e a aprendizagem da prática de desenho. Quatro eixos teóricos estão sendo estudados para fundamentar conceitualmente a pesquisa: o primeiro eixo é a relação pessoa-ambiente e a compreensão de como o ambiente projetado influência nas atividades desenvolvidas no local, já que o ambiente educacional tem um papel crucial no desenvolvimento da criatividade, ou frequentemente, na sua falta de desenvolvimento; o segundo eixo é o projeto de arquitetura educacional, na tentativa de compreender quais são os principais aspectos humanos e organizacionais que influenciam no desenvolvimento dos usuários; o terceiro eixo é desenho como fenômeno material e processo de criação, na intenção de compreender as necessidades da atividade fim realizada nas salas de aula, sejam estas características físicas ou organizacionais; por fim, o quarto eixo estudará a avaliação do ambiente construído e a sua contribuição na programação arquitetônica, sendo este teórico metodológico no qual apresentará os aspectos da qualidade arquitetônica a serem avaliados, e que serão destacados para a contribuição futura a projetistas. De modo a exemplificar a teoria e a aplicabilidade dos procedimentos de avaliação serão estudados diretamente as salas de aulas de desenho dos cursos de artes visuais, design e arquitetura da UFRN.

Externo à Instituição - ETHEL PINHEIRO SANTANA - UFRJ
Interna - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI