Banca de DEFESA: ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE DANTAS DE ARAUJO DAMORE
DATA : 01/07/2019
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

PROJETA-SE HABITAÇÃO SOCIAL: a abordagem do tema em cursos de Arquitetura e Urbanismo

ensino de projeto de arquitetura e urbanismo; habitação social; práticas projetuais.

Amplo, multidisciplinar e com especificidades próprias, o tema “Habitação Social” (HS) tem estado presente nas políticas públicas brasileiras desde a década de 1930. Dada a sua importância para o cenário do país, entende-se ser esperável sua presença também nos Cursos de Arquitetura e Urbanismo (CAUs). Diante desse entendimento, questiona-se: de que forma(s) o ensino de projeto de habitação social é abordado nos cursos de Arquitetura e Urbanismo brasileiros na atualidade? Que fatores foram relevantes para esta forma de abordagem? Como esse ensino é percebido pelos professores diretamente envolvidos? Nesse campo, a hipótese defendida indica que a introdução da temática da habitação social nos CAUs brasileiros não é derivada da organização curricular dos cursos, geralmente se relacionando a iniciativas individuais dos docentes e privilegiando os grandes conjuntos habitacionais como enfoque de projeto. Partindo desse entendimento, a pesquisa teve como objetivo geral caracterizar o panorama atual do ensino do projeto de habitação social nos CAUs brasileiros. Foram objetivos específicos: (1) compreender a relação dos docentes que atuam no ensino do projeto de HS com a temática:  suas trajetórias profissionais, perfis e opiniões; (2) verificar as principais estratégias de ensino empreendidas para atender às especificidades da temática; (3) identificar modos como o tema está sendo abordado no ensino de projeto na graduação brasileira em AU. Teoricamente, a pesquisa apoiou-se em quadro conceitual abrangendo discussões sobre habitação, habitabilidade e habitação social. A fase empírica recorreu à estratégia multimétodos, sendo a coleta de dados realizada por meio de cinco estudos independentes entre si: (i) para compreensão do modo como os CAUs brasileiros abordam o tema HS foi elaborado o levantamento de documentação dos CAUs (estudo A); (ii) para entendimento da percepção dos docentes sobre o ensino de habitação social na graduação brasileira foram feitos levantamento de artigos sobre seu ensino (estudo B), aplicação de questionários (estudo C) e entrevistas (estudo D); (iii) para contato com instituições que se destacam na área, aconteceram visitas de campo e contato por telefone (estudo E). Os resultados obtidos foram agrupados em quatro temas gerais  (ponto de vista institucional, abordagens e estratégias de ensino, os docentes, casos de destaque) e, contrariando parcialmente a hipótese enunciada,  mostram que: (1)embora nem sempre explícito em Projetos de Curso ou Grades Curriculares, o projeto de HS está presente em grande parte dos cursos brasileiros, seja explicitamente ensinado em disciplinas, seja através de projetos de pesquisa e extensão; (2) muitas vezes a opção pelo tema é iniciativa docente, mesmo que a temática não esteja determinada no ementário, havendo inclusive um curso de graduação cuja proposta curricular tem a HS como alicerce; (3) os grandes conjuntos habitacionais não são a principal temática enfocada. Constata-se que, tendo passado por discussões mais técnicas, econômicas e pragmáticas na primeira metade do século XX, atualmente os debates acadêmicos no campo incidem principalmente sobre: impactos dos empreendimentos na cidade e no meio ambiente; modos de projetar levando em consideração os futuros usuários; intervenções em preexistências urbanas (requalificação de favelas e similares); tipos de programas e tipologias existentes; incorporação de avanços tecnológicos à construção. Observa-se, ainda, que a temática propicia integração entre disciplinas de AU e mesmo com outros cursos de graduação, bem como a participação/colaboração de outros profissionais (mercado), de agentes governamentais e da comunidade, oportunizando aos estudantes grande contato com a realidade urbana e social que os envolve.

Externa à Instituição - SIMONE BARBOSA VILLA - UFU
Presidente - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Interno - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externo à Instituição - JOSÉ JORGE BOUERI - ULISBOA