Banca de DEFESA: JOSÉ VALDIVAN MARTINS JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ VALDIVAN MARTINS JÚNIOR
DATA : 31/07/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

PROCESSOS COLABORATIVOS E INTEGRAÇÃO DE PROJETOS COM AUXÍLIO DA PLATAFORMA BIM: Uma análise no meio profissional de Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Processos colaborativos. Integração de projetos. Building Information Modeling (BIM). Escritórios de arquitetura e engenharia.


PÁGINAS: 187
RESUMO:

Dentre as tecnologias digitais usadas no processo de projeto de arquitetura destaca-se atualmente o BIM. Conforme Kowaltowski et al. (2013), o BIM traz a ideia de uma prática de projeto integrado, a partir das primeiras fases de projeto. Os diversos projetistas envolvidos no projeto participam de forma colaborativa desde o início da concepção, compatibilizando os projetos em um único modelo. Apesar de estudos sobre o uso do BIM no Brasil, percebe-se a necessidade de avanço em pesquisas sobre o tema, como estudos que reflitam as atuais dinâmicas do processo colaborativo e da integração de disciplinas com o auxílio das tecnologias BIM entre escritórios de arquitetura e engenharia. Nessa perspectiva, o objetivo geral deste trabalho é caracterizar processos colaborativos visando à integração de projetos, decorrentes da implantação de tecnologias BIM em escritórios de arquitetura de Natal/RN, enquanto os objetivos específicos são: compreender conceitualmente a tecnologia BIM, processos colaborativos e integração de projetos de arquitetura e complementares; levantar e compreender processos colaborativos que visam à integração de projetos com uso da tecnologia BIM entre escritórios de arquitetura e engenharia, considerando-se os contextos internacional, nacional e de Natal/RN; identificar categorias de processos colaborativos que visam a integração de projetos, considerando os casos analisados; e explorar o meio profissional de uso do BIM em Natal e no estado do Rio Grande do Norte (RN). Considerando os objetivos elencados, a pesquisa é do tipo exploratória. Como procedimentos metodológicos adotou-se o estudo de multicasos de processos de projeto colaborativos entre escritório de arquitetura e engenharia, levantados a partir de entrevistas semiestruturadas, e em seguida realizou-se a análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Paralelamente ao estudo de multicasos, realizou-se consulta online por meio de formulário eletrônico com os arquitetos do RN visando compreender o uso do BIM no processo de projeto.

Os resultados apontam que, em relação aos casos analisados, Natal-RN apresenta dois cenários de colaboração: no primeiro os projetos complementares são modelados a partir de vínculos com a proposta de arquitetura, e em seguida faz-se a verificação de interferências, que não são realizadas automaticamente com ferramenta específica de revisão, mas no próprio software de modelagem com base na observação visual. Nesse cenário há maior possibilidade de inconsistência e redundância de dados. No segundo cenário, o processo colaborativo embora apresente semelhanças em relação ao anterior, quanto ao processo de modelagem e aos profissionais envolvidos, o uso de ferramentas específicas de coordenação e revisão durante a integração das disciplinas contribui para redução de inconsistências dos dados. Considerando-se a consulta online os resultados apontam que dois terços aproximadamente dos arquitetos do RN ainda usam aplicativos CAD no processo de projeto. Porém, a maioria pretende utilizar ferramentas BIM, o que configura uma tendência de crescimento no uso do BIM em Natal-RN. Desse modo, a partir dos resultados, conclui-se que há necessidade de avanços no meio profissional de Natal-RN quanto ao uso do BIM, tanto no aproveitamento dos recursos tecnológicos que potencializam os processos colaborativos dos escritórios, como nas práticas projetuais voltadas à colaboração com auxílio do BIM.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3549781 - BIANCA CARLA DANTAS DE ARAUJO
Interno - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Presidente - 2508732 - HEITOR DE ANDRADE SILVA
Externo à Instituição - JOSYANNE PINTO GIESTA - IFRN
Notícia cadastrada em: 02/07/2018 15:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao