Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA BARBOSA CARLOS DE ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIANA BARBOSA CARLOS DE ALMEIDA
DATA : 10/10/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

Uma análise da implantação e da funcionalidade dos projetos padrão do FNDE: a experiência das escolas infantis tipo “B” do Proinfância em Natal/RN


PALAVRAS-CHAVES:

Arquitetura escolar, Escolas infantis, Projeto padrão, Análise projetual.


PÁGINAS: 135
RESUMO:

A educação das crianças de 0 a 5 anos em instituições de educação infantil tem sido cada vez mais valorizada últimas décadas, tanto em função da necessidade dos pais que trabalham fora de casa, quanto por razões relacionadas ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, a universalização da educação infantil passou a ser uma meta imprescindível para o aprendizado efetivo no ensino fundamental e médio, reduzindo a repetência e aumentando o sucesso na educação básica. O Programa Proinfância foi criado nesse contexto, buscando ampliar a oferta de educação infantil, além de oferecer apoio para aquisição de equipamentos e mobiliário. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) disponibiliza, por meio desse programa, vários projetos padrão para a construção das escolas financiadas pela União, uma prática muito comum no Brasil. A questão é que os projetos padrão necessitam de flexibilidade para permitir ajustes às condições peculiares do local e produzir uma arquitetura de qualidade; no entanto, nesse caso, não há margem para alterações. Sendo assim, a pesquisa busca compreender a repercussão da falta de flexibilidade dos projetos padrão do FNDE na qualidade dos ambientes construídos no contexto do município de Natal/RN, utilizando o “tipo B” para o estudo. A primeira etapa consistiu na revisão da literatura, em seguida, na análise técnica do projeto “tipo B”, depois, foi prevista a realização de estudos de caso em três instituições, contemplando, além de visitas técnicas, entrevistas com os funcionários das escolas e com arquitetos da Secretaria Municipal de Educação (SME). Os resultados parciais da análise de uma escola demonstram que o projeto padrão precisa de revisões em diversos aspectos para melhorar seu desempenho, principalmente nos dimensionamentos de diversos ambientes, na localização do refeitório no pátio, nas áreas externas sem sombreamento e no conforto ambiental em geral (uso de protetores solares, ventilação cruzada, dentre outros). Além disso, os espaços precisam de maior flexibilidade para alterações de layout e de usos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - GISELLE ARTEIRO NIELSEN AZEVEDO - UFRJ
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Notícia cadastrada em: 05/09/2017 14:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao