Banca de DEFESA: RENATO DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENATO DE MEDEIROS
DATA : 26/06/2017
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Entre o projeto e a obra: a questão construtiva em processos de ensino-aprendizagem em duas instituições de ensino superior de arquitetura.

Arquitetura e Urbanismo. Projeto de arquitetura. Ensino de projeto. Processo de projeto. Tecnologia da construção.

Esta tese tem como objeto a concepção do projeto no ensino de Arquitetura e sua integração com o conteúdo tecnológico-construtivo, tendo em vista a importância da compreensão da materialização do artefato arquitetônico desde as fases iniciais do projeto. As observações empíricas que deram origem à pesquisa, foram confirmadas pela literatura científica, que aponta para uma situação de distanciamento entre as disciplinas de projeto arquitetônico, seus processos e produtos e o conteúdo das disciplinas de tecnologia da construção e afins. O objetivo principal é compreender a inserção dos conhecimentos advindos das disciplinas de tecnologia da construção, na concepção de projeto no atelier de ensino de arquitetura, para promover uma melhor integração de conteúdos e gerar maior reflexão no processo projetual. Em nível de coleta primária, foram realizados estudos de caso com observação estruturada em ateliers de ensino de projeto de duas Instituições de Ensino Superior, uma no Brasil, outra em Portugal, além da realização de duas experiências didáticas. No campo da sala de aula, os estudos de caso demonstraram a importância do planejamento didático e clareza da definição de objetivos a serem alcançados. As experiências didáticas, por sua vez, mesmo com as suas diferenças de formato, demonstraram, com o direcionamento proposto, que foi possível alcançar o objetivo de fazer os alunos participantes refletirem sobre as questões construtivas no processo projetual, o que demonstrou a importância do estímulo do instrutor. Ao mesmo tempo, os resultados também expressaram que o aluno, devido a sua própria autonomia, não pode ser visto como mero receptor, configurando-se como agente ativo do processo de ensino-aprendizagem.  O trabalho é finalizado com indicações para o ensino de arquitetura e de projeto, a fim de colaborar, junto às discussões, quanto a um ensino capaz de gerar reflexão crítica e melhor integração entre o projeto e as questões tectônicas no projeto, buscando contribuir para minimizar o problema detectado.

Interno - 1694892 - EDNA MOURA PINTO
Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Externo à Instituição - MARIA LUIZA MACEDO XAVIER DE FREITAS - UFPE
Externo à Instituição - NAIA ALBAN SUAREZ - UFBA