Banca de DEFESA: LAURA BARROS GARCIA HERNANDES

DISCENTE : LAURA BARROS GARCIA HERNANDES
DATA : 28/04/2017
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

ENTRE O PROJETADO E O CONSTRUÍDO:

UMA ANÁLISE SOBRE MODIFICAÇÕES DOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS DO CAMPUS CENTRAL DA UFRN, DURANTE O PROCESSO DE EXECUÇÃO (2008 – 2016)

Processos de projeto. Gestão de Processos de projeto. Execução de obras. Arquitetura. Setor público.

O projeto de arquitetura e suas prescrições nem sempre são fielmente executados. Através de observações baseadas na prática da profissão, notou-se que há frequentemente modificações nos projetos arquitetônicos executivos durante a etapa da construção. Muitas vezes, tais modificações ocasionam diversos entraves, como alteração de projetos complementares para compatibilização com a nova arquitetura, interrupção da execução até a resolução definitiva do projeto, desperdício de material, trabalho extra da mão-de-obra, aditivos nos contratos de execução, dentre outros. Assim sendo, formulamos a seguinte questão-problema: Por que projetos arquitetônicos executivos são modificados com frequência durante a execução da obra, especialmente no setor público, e que fatores são responsáveis por estas modificações? Como possível resposta a este questionamento, formula-se a hipótese de que fatores de ordem técnica, financeira e temporal, de modo geral relacionados à gestão dos processos de projeto, explicam os motivos pelos quais os projetos arquitetônicos executivos são modificados durante a construção. O campus central da UFRN, localizado no município de Natal, foi escolhido como recorte espacial pela quantidade e diversidade de novas edificações, uma vez que, a partir do ano de 2008, a ampliação da infraestrutura física da universidade foi intensificada pelos recursos do REUNI (Reestruturação e Expansão das Universidades Federais). O recorte temporal (2008 a 2016) foi definido de acordo com os tipos de obras encontradas nesse período, projetos arquitetônicos elaborados e modificados na construção, excluindo os projetos modificados posteriormente (reformas). Durante as análises, desenvolvidas com base na literatura pertinente ao tema, em dados fornecidos em entrevistas com os profissionais envolvidos na elaboração dos projetos arquitetônicos e na construção dos edifícios e, também, através da comparação do projeto arquitetônico executivo com o projeto as built, foi possível identificar os principais fatores geradores de modificações, nos projetos arquitetônicos, ocorridos na execução da obra, permitindo a comprovação da hipótese de pesquisa.

Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI