Banca de QUALIFICAÇÃO: MARINA GOLDFARB DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARINA GOLDFARB DE OLIVEIRA
DATA : 20/04/2017
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Novos edifícios para um novo ensino: O movimento escola nova e a modernização da arquitetura escolar no Brasil (anos 1930)

arquitetura moderna; edifício escolar; movimento escola nova; sintaxe espacial.

Esta pesquisa tem como tema a relação entre dois movimentos de modernização que estavam em curso no Brasil, durante a década de 1930: na pedagogia, o movimento Escola Nova, e na arquitetura, o Movimento Moderno. No setor educacional, as ideias do movimento Escola Nova (que pregava o ensino voltado para o processo de conhecimento do educando, ocorrendo através da atividade prática, em reação à educação tradicional) resultaram em reformas do ensino público em vários estados do país. Para implantar a pedagogia de ensino almejada foram projetados novos modelos de edifícios escolares, sob a recomendação de serem construídos segundo os princípios da arquitetura moderna, em um momento em que essa arquitetura ainda não estava consolidada no Brasil.  Nosso Objetivo Geral é compreender a relação entre as ideias da Escola Nova e a modernização da arquitetura escolar no Brasil, durante a década de 1930. Temos a premissa que a arquitetura moderna poderia favorecer a pedagogia da Escola Nova, por propiciar espaços mais flexíveis e abertos, e pela coincidência entre seus interesses e discursos. Nosso objeto de estudo empírico são os edifícios escolares que apresentam princípios da arquitetura moderna construídos no Brasil, que foram resultado de reformas educacionais para aplicação das ideias da Escola Nova, na década de 1930. Já foram identificados os conjuntos de escolas do Rio de Janeiro (1934-1937), São Paulo (1936-1939) e Paraíba (1936-1939). Assim, buscamos esclarecer se, e como, diferentes debates e ideologias, no caso da pedagogia, podem ter influenciado a modernização da arquitetura neste período. Esta pesquisa é embasada pelos conceitos do movimento pedagógico da Escola Nova (GADOTTI, 2005; MONARCHA, 1989; MANIFESTO...,1932; TEIXEIRA, 1930); os princípios da arquitetura escolar moderna (DUDEK, 2000; HILLE, 2011); e a Teoria da Lógica Social do Espaço, e o espaço escolar (HILLIER; HANSON, 1984; LOUREIRO, 2000). Nos procedimentos metodológicos, confrontaremos o conteúdo arquitetônico dos discursos sobre essas escolas, encontrados em periódicos da época (1930-1945), com a análise dos edifícios escolares selecionados, realizada em dois âmbitos da arquitetura – os aspectos formais (através da comparação com a literatura) e de configuração espacial (pela sintaxe espacial). Com isso, esperamos verificar se os edifícios escolares estudados corresponderam às expectativas pedagógicas da Escola Nova e de modernização arquitetônica como era intencionado quando foram construídas.

Interno - 350255 - EDJA BEZERRA FARIA TRIGUEIRO
Externo à Instituição - LUIZ MANUEL DO EIRADO AMORIM - UFPE