Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMILA CAVALCANTI RESENDE

DISCENTE: CAMILA CAVALCANTI RESENDE
DATA: 14/08/2015
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

A concepção estrutural no processo de aprendizagem do projeto de arquitetura: uma análise em disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Universidades Federais do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

Concepção estrutural. Ensino de projeto. Relação arquiteturaestrutura.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Esta pesquisa investiga o ensino/aprendizagem da concepção estrutural dentro da didática do projeto de arquitetura. Considera primeiramente que a definição do tipo de estrutura, forma, locais de sustentação entre outras caraterísticas construtivas do projeto arquitetônico deve partir do profissional que cria a arquitetura, aspectos que precisam ser observados desde a fase de estudo preliminar. Toma também como premissa que o sistema estrutural interfere intensamente na configuração espacial da obra. Do ponto de vista da formação profissional, o distanciamento entre ensino de sistemas estruturais e ensino do projeto traz como consequência a dificuldade de inserção da estrutura na concepção arquitetônica e, ainda, a falta de preparo dos arquitetos para lidarem com a concepção estrutural na sua vida profissional. A busca pela melhoria da didática do ateliê de arquitetura já é um tema recorrente no meio acadêmico, no entanto, ainda é escassa a literatura sobre a concepção estrutural como um elemento atuante no processo de projeto. Neste sentido, esta dissertação tem como objetivo identificar como se dá a concepção estrutural no processo de aprendizagem de projeto arquitetônico. Para tanto, foram feitos levantamentos e análise da bibliografia inerente aos temas da relação entre estrutura e arquitetura e ao ensino/aprendizado do projeto associado ao ensino/aprendizado da estrutura desde as fases iniciais do projeto. Para os casos estudados, disciplinas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) foram feitos um breve histórico e aprofundamento das estruturas curriculares atuais. A análise das disciplinas de cada universidade foi elaborada com base em dados coletados nos questionários aplicados, na observação em sala de aula e na análise de projetos arquitetônicos dos discentes. Por fim, espera-se que os resultados coletados, a discussão e sugestões delineadas no final do trabalho contribuam para a melhoria do ensino neste campo.

Presidente - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Interno - 1149450 - RUBENILSON BRAZAO TEIXEIRA
Externo à Instituição - MARTA VIEIRA BOGÉA - USP

Notícia cadastrada em: 30/07/2015 16:18