Banca de DEFESA: DANIEL FERNANDES DE MACEDO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIEL FERNANDES DE MACEDO
DATA: 08/04/2015
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

Título: LUCIO COSTA E O LUGAR: IMAGEM, TEXTO E PAPEL

Palavras-chave: Lucio Costa; lugar; texto; desenho.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Resumo:

A importância de Lucio Costa (1902-1998) na produção e difusão, em terras brasileiras, do discurso modernista sobre a adaptabilidade da arquitetura ao meio vai além da sua obra construída. Neste sentido, esta tese propõe delinear a abordagem do arquiteto sobre o lugar a partir dos seus registros. Para tanto, procura identificar em que momentos o tema é mais evidente, os aspectos que foram privilegiados e as correlações com outras abordagens no mesmo período, sobretudo na América Latina. Parte de uma concepção de lugar que envolve duas escalas distintas (NORBERG-SCHULZ, 1980; TUAN, 1983; MONTANER, 2001): a grande escala do mundo exterior, com seus elementos constituintes, e a pequena escala da edificação, com seus aspectos materiais e espaços interiores (ROGERS, 1965; ROSSI, 1966; NORBERG-SCHULZ, 1980; GREGOTTI, 1985; ANDO, 1991; FRAMPTON, 1997). Paralelamente, são consideradas as duas naturezas do lugar, que fornecem informações objetivas, que podem ser graficamente representadas, e outras subjetivas, que teriam no texto a melhor forma de registro (NORBERG-SCHULZ, 1980; DURAND, 2003; CASTELLO, 2005). Esta visão sobre o lugar, os dados que ele fornece e suas formas de expressão, fundamentam a análise do tema com base nos desenhos e na produção textual do arquiteto. Os documentos cotejados revelam uma atenção especial sobre o tema nas quatro primeiras décadas de sua atuação, em especial nos anos trinta; também apresentam ênfases e abordagens variadas sobre os atributos que constituem o lugar, embora haja uma preferência pelos aspectos construtivos do edifício; e ainda mostram os pontos ou momentos de aproximação e afastamento do discurso latino-americano no mesmo período.

Externo à Instituição - FERNANDO LUIZ CAMARGOS LARA - UTA
Interno - 1345114 - JOSE CLEWTON DO NASCIMENTO
Interno - 098.643.421-34 - NELCI TINEM - UFPB
Presidente - 1051958 - SONIA MARIA DE BARROS MARQUES