Banca de DEFESA: EUNADIA SILVA CAVALCANTE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EUNADIA SILVA CAVALCANTE
DATA: 02/02/2015
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN

REPERCUSSÃO DA INTEGRAÇÃO DE CONTEÚDOS DAS DISCIPLINAS NOS

TRABALHOS FINAIS DE GRADUAÇÃO DO CAU-UFRN (2003 a 2010).

Ensino de projeto. Integração. Trabalho Final de Graduação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

As mudanças ocorridas no ensino de arquitetura nas universidades brasileiras, a partir dos anos 90, com a revalorização do projeto de arquitetura como objeto de pesquisa e conhecimentos científicos e, mais especificamente, a adoção pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) do princípio da integração de conteúdos das disciplinas, despertaram o interesse pela investigação das questões relacionadas ao processo projetual e ao ensino de projeto neste contexto. Passados 20 anos da sua implantação e reconhecida como sendo o grande avanço em termos pedagógicos no processo de ensino/aprendizagem, a integração no âmbito do CAU/UFRN apresenta-se como o foco central desta investigação, que buscará identificar as mudanças ocorridas no ensino de projeto e o seu rebatimento nos projetos de arquitetura desenvolvidos pelos alunos em final de curso. De modo geral, entende-se que a necessidade de integrar conhecimentos de diversas áreas é própria da atividade profissional do arquiteto que busca, através de um exercício de síntese, apontar soluções para as questões envolvidas em um projeto. Partindo da hipótese de que a integração de conteúdos das disciplinas favorece o ensino/aprendizado de projeto de arquitetura, o que pode ser evidenciado nos Trabalhos Finais de Graduação, torna-se necessário compreender, à luz das teorias da educação, como os princípios de organização curricular, tais como interdisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade e transversalidade, estão relacionados com o termo integração, este sim, mais compreendido e disseminado entre os professores dos cursos de arquitetura. O objeto deste estudo é, portanto, a relação entre a integração de conteúdos disciplinares e os projetos de arquitetura desenvolvidos pelos alunos no CAU-UFRN, no âmbito dos Trabalhos Finais de Graduação (TFGs), concluídos no período de vigência do Projeto Projeto Pedagógico A5 - a partir de 2003. A pesquisa tem por objetivo principal investigar em que medida a integração de conteúdos disciplinares repercute no desenvolvimento dos Trabalhos Finais de Graduação da UFRN, a partir da análise dos desenhos e textos dos projetos dos discentes e dos depoimentos dos professores orientadores e alunos concluintes. A análise dos dados coletados a partir do conteúdo textual e gráfico da amostra dos TFGs do CAU/UFRN sugere que os conteúdos das diversas áreas do conhecimento são assimilados pelos alunos e utilizados como recursos para a concepção e desenvolvimento de projetos de arquitetura. Ou seja, há no produto final dos alunos o registro da integração de conteúdos, seja no discurso ou no desenho, reafirmando a importância da convergência de diversos saberes no projeto arquitetônico. No entanto, a integração de conteúdos do ponto de vista da sua articulação e operacionalização, que envolve professores e alunos de um mesmo período, tem como condição sine qua non para o sucesso deste princípio pedagógico, a disposição destes para o trabalho em equipe, para a prática dialógica, que cria zonas de interseção, não só entre as disciplinas, mas também entre os saberes de cada um dos participantes.

Externo à Instituição - DORIS CATHARINE CORNELIE KNATZ KOWALTOWSKI - UNICAMP
Interno - 1149643 - GLEICE VIRGINIA MEDEIROS DE AZAMBUJA ELALI