Banca de QUALIFICAÇÃO: IURI ÁVILA LINS DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IURI ÁVILA LINS DE ARAÚJO
DATA: 11/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

A concepção do desempenho: Avaliação de desempenho luminoso durante a concepção do partido arquitetônico para espaços de trabalho no trópico-úmido.


PALAVRAS-CHAVES:

desempenho luminoso; processo de projeto; arquitetura; suporte à decisão.


PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

Esta pesquisa explora o potencial de sistemas de suporte prescritivos e simples para orientar a tomada de decisão do arquiteto durante o projeto conceitual, quando o aproveitamento da luz natural é buscado para promover um melhor desempenho ambiental e energético. Este depende do bom aproveitamento dessa luz, que é principalmente determinado por decisões do arquiteto no projeto conceitual. Os principais recursos de análise têm sido pouco aplicados nessa etapa, a despeito do seu potencial. Eles exigem conhecimento especializado e tempo, que o arquiteto comum não dispõe, e sua integração esbarra em sua dificuldade de lidar com problemas mal definidos. Há arquitetos que conseguem alcançar relativo sucesso no desempenho de seus projetos sem suporte analítico. O estudo de seus processos aponta uma combinação de características como essencial a esse resultado. Esta não é encontrada no arquiteto comum e não pode ser facilmente adquirida por ele. No entanto, recursos prescritivos oferecem uma possibilidade de suporte efetivo, desde que sejam fáceis e rápidos como recomendações e soluções típicas. A incapacidade de abranger especificidades com precisão, quando comparadas à simulação computacional, está entre suas limitações mais destacadas e questiona-se também sua capacidade de tratar com baixa incerteza as complexas interações entre variáveis e critérios. Formula-se então a hipótese de que recomendações significativas, abrangentes e holísticas podem ser identificadas e representadas com a simplicidade requerida pelo arquiteto e pelo projeto conceitual. O teste dessa hipótese é feito por meio de análise multivariada e avaliação holística do desempenho luminoso de espaços de trabalho no trópico úmido brasileiro. É usada a técnica estatística de análise discriminante para identificar padrões em uma base de dados e gerar um modelo preditivo. Estudos de frequência são feitos em seguida para avaliar probabilidades de bom desempenho no espaço de solução. Os procedimentos levam a confirmação da hipótese e a dedução de um conjunto restrito de recomendações, que ajuda a preencher lacunas da literatura. A confirmação da hipótese permite rever o papel das recomendações de projeto e supor que arquitetos podem conduzir o partido a um bom desempenho luminoso, sem necessidade de tempo e conhecimento extras, nem de experiência especial.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1454154 - ALDOMAR PEDRINI
Externo ao Programa - 1235107 - GEORGE SANTOS MARINHO
Externo à Instituição - RICARDO CARVALHO CABUS - UFAL
Externo à Instituição - SOLANGE MARIA LEDER - UFPB
Interno - 1804939 - SOLANGE VIRGINIA GALARCA GOULART
Notícia cadastrada em: 01/12/2014 14:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao