Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DE FATIMA TORRES JÁCOME

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DE FATIMA TORRES JÁCOME
DATA: 09/12/2014
HORA: 15:00
LOCAL: Miniauditório do PPGAU/UFRN
TÍTULO:

O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM E A INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE PROJETO DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UNIVERSIDADE POTIGUAR DE MOSSORÓ/RN.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Aprendizagem. Projeto de Arquitetura. Interdisciplinaridade. 


PÁGINAS: 115
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

A formação em Arquitetura e Urbanismo com sua característica generalista envolve, em sua natureza, conhecimentos de diversas áreas (tecnologia, teoria, história, representação, projetação), sendo o espaço do projeto o local onde a síntese destes conhecimentos se reflete de forma mais clara. Acreditamos que o trabalho integrado nos currículos de arquitetura podem proporcionar uma visão global do projeto, contribuindo assim para uma melhor formação do arquiteto. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o papel da integração/interdisciplinaridade no ensino de projeto.  Este tema vem sendo trabalhado de forma recorrente por críticos na área de ensino de projeto e nos eventos da área como os seminários do Projetar, sendo destacada por vários autores a busca de interdisciplinaridade como uma postura pedagógica essencial ao ensino de projeto. O trabalho pretende contribuir para uma reflexão e conscientização dos envolvidos na importância da integração/interdisciplinaridade nos processos de projetos do curso de arquitetura. Para isto analisamos a relação entre potencialidades e limites deste processo no Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da UNP/Mossoró, através da observação do desenvolvimento do “trabalho interdisciplinar” da 5ª série durante o semestre de 2014.1. A pesquisa diz respeito a um estudo exploratório de natureza qualitativa que pretende explorar temas específicos sobre o ensino/aprendizagem de Projeto de Arquitetura e sobre os trabalhos interdisciplinares nos cursos de arquitetura no Brasil, seguindo de uma observação não participativa nas aulas de projeto de arquitetura na quinta série do CAU/UnP/Mossoró, análise dos produtos finais, que seriam os trabalhos da última unidade do semestre, chamados de ”trabalhos do Projeto Interdisciplinar”. Foram também aplicados via email e analisados, questionários com os professores que participaram do processo. Até o presente momento a reflexão corrobora diversas outras já realizadas no sentido de identificar as dificuldades inerentes à aplicação destes princípios de forma satisfatória. Ressaltando que a interdisciplinaridade, de fato, vai muito além da integração e é ainda mais difícil de ser alcançada. Além de um projeto pedagógico que incorpore estes princípios, como é o caso do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNP-Mossoró, faz-se necessário a adesão completa por parte do corpo docente desta filosofia de ensino. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - AMELIA DE FARIAS PANET BARROS - UFPB
Interno - 1298938 - MAISA FERNANDES DUTRA VELOSO
Presidente - 1672030 - NATALIA MIRANDA VIEIRA DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 10/11/2014 18:43
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao