Banca de DEFESA: ALESSANDRA ROSA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA ROSA DA SILVA
DATA: 28/03/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Mini-auditório do PPGAU
TÍTULO:

Título: A cidade-jardim de Ebenezer Howard: um estudo de sua influência para a circulação de ideias e modelos no urbanismo do século XX.



PALAVRAS-CHAVES:

 PALAVRAS-CHAVE: Cidade-jardim, desenho urbano, Ebenezer Howard



PÁGINAS: 139
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo
RESUMO:

RESUMO: Este trabalho trata do modelo de cidade-jardim - concebido pelo socialista britânico Ebenezer Howard, publicado em seu livro “Tomorrow: A Peaceful Path to Social Reform”, de 1898, em que desenvolve princípios para a cidade-campo; e os tipos e modelos urbanos que foram propostos com alguma influência desse ideário. O ideário de Howard vem sendo bastante discutido e criticado pelos estudiosos e teóricos da Arquitetura e Urbanismo, no entanto, pouco se discute sobre seus desdobramentos. Então, propõe-se a seguinte pergunta: como o ideário de cidade-jardim circula e se materializa e chega ao desenho urbano ao longo do século XX? O objetivo desta pesquisa é analisar a influência da ideia original de cidade-jardim de Howard e dos vários modelos relacionados nas propostas do desenho urbano desenvolvidas ao longo do século XX. Pretende-se identificar os elementos morfológicos presentes no ideário de cidade-jardim e as várias propostas de variáveis de cidade-jardim, e discutir as relações com as propostas mais recentes. Para tanto são realizadas pesquisas bibliográficas sobre a proposta de Howard, destacando-se os aspectos mais característicos de uma cidade-jardim, apresentados pelo próprio Howard, em Tomorrow, além de outras leituras de autores como Peter Hall, Lewis Mumford e Jane Jacobs. Para a discussão sobre as influencias e concretizações do ideário durante o século XX, são apresentados estudos indiretos de planos que sucederam a proposta de Howard, e alguns mais recentes. Estes estudos foram viabilizados através de consultas a acervos virtuais de trabalhos acadêmicos e científicos, além de publicações como artigos jornalísticos e crônicas disponíveis em meio virtual. Como respaldo metodológico sobre os elementos do desenho urbano, adotou-se a definição dos elementos morfológicos do espaço urbano de José Lamas. A caracterização da cidade-jardim, no capítulo 1, parte das críticas e reflexões já apresentadas ao ideário, que dialoga com o discurso de Howard e as interpretações que dele foram feitas. Em seguida, no capítulo 2, apresentam-se os estudos indiretos de algumas concretizações de cidades-jardins. O capítulo 3 trata dos movimentos urbanísticos que circularam durante o século XX, e como podem ter referenciado a ideia de cidade-jardim.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1720813 - GEORGE ALEXANDRE FERREIRA DANTAS
Externo à Instituição - LUCIANA ANDRADE DOS PASSOS - UFCG
Interno - 350504 - MARIA DULCE PICANCO BENTES SOBRINHA
Externo ao Programa - 7350306 - PAULO JOSE LISBOA NOBRE
Notícia cadastrada em: 28/02/2014 13:01
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao