Banca de QUALIFICAÇÃO: BEATRIZ COROA DO COUTO

DISCENTE: BEATRIZ COROA DO COUTO
DATA: 05/11/2013
LOCAL: Mini auditório do PPGAU/UFRN

Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília – a preservação na produção do espaço urbano

Produção do espaço, planejamento urbano, patrimônio cultural, preservação, Brasília.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Arquitetura e Urbanismo

Projetada por Lucio Costa em 1957 e inaugurada em 1960, Brasília recebeu o título de Patrimônio Cultural do Distrital Federal 27 anos depois, em 1987. No mesmo ano foi reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). O título de Patrimônio Nacional foi concedido três anos mais tarde, em 1990, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), observando os mesmos princípios do tombamento distrital que destacam as ‘escalas urbanas’ – monumental, residencial, gregária e bucólica. Quanto ao reconhecimento internacional, os critérios que configuram o Valor Universal de Excepcionalidade (VUE), referem-se ao fato de Brasília “representar uma obra artística única, uma obra prima do gênio criador”; e “ser um exemplar marcante de um tipo de construção ou conjunto arquitetônico que ilustre um estágio significativo da história”. Apesar disso, a cidade apresenta a aparente contradição que evidencia, de um lado, o reconhecimento dos valores essenciais de sua concepção urbanística como patrimônio cultural em três instâncias diferentes e, de outro, intervenções urbanas das mais variadas formas que nem sempre respeitam os princípios dessa concepção. O resultado da última Missão de Monitoramento, de 2012, trouxe como principais questões a necessidade prioritária da definição clara das características e delimitações das escalas urbanas; a definição de arcabouço jurídico conciliando legislações nacionais e distritais de uso e ocupação do solo; a criação de autoridade executiva intersetorial com autonomia decisória e recursos suficientes para independência de aprovação de outras autoridades governamentais; e promoção de programas de educação patrimonial. Como recomendações finais o relatório propõe ainda “cancelar o processo de aprovação atual do PPCUB para estabelecimento de um processo formal de consulta através de uma comissão constituída pelo GDF e IPHAN, possibilitando a participação ativa da Universidade de Brasília (UnB), da Associação de Arquitetos, ICOMOS e organizações pertencentes à comunidade”; assim como a apresentação de uma “estratégia completa para as obras de desenvolvimento de infraestrutura previstas para a COPA do Mundo de 2014, para avaliação de impactos em termos de capacidade de transporte, desenvolvimento derivado de áreas comerciais, reformas de hotéis e outros serviços turísticos” (GDF, 2010). Assim, a presente pesquisa busca identificar e refletir sobre condicionantes e direcionamentos das práticas de preservação do patrimônio cultural representado por Brasília que evidenciem os principais aspectos da estrutura institucional e da interação entre agentes envolvidos na formulação das propostas consolidadas no PPCUB, considerando os objetivos de preservação do patrimônio cultural.

Externo à Instituição - FLAVIANA BARRETO LIRA - UnB
Externo ao Programa - 6347581 - MARIA DO LIVRAMENTO MIRANDA CLEMENTINO