Banca de DEFESA: MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO ROCHA DO NASCIMENTO

DISCENTE : MARIA DO PERPÉTUO SOCORRO ROCHA DO NASCIMENTO
DATA : 28/04/2023
LOCAL: Sala 06 - DEF

ESPORTES ADAPTADOS DENTRO DE UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: Desenvolvendo uma Unidade Didática nas aulas de Educação Física do Ensino Médio

Esporte Adaptado; Educação Física inclusiva; Inclusão Escolar.

Este estudo tem um olhar voltado para a ministração do tema Esporte Adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva, sendo esta inclusão vista de forma mais ampla. O objetivo geral desse estudo foi a construção coletiva, a implementação e a avaliação de uma unidade didática com a utilização do esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Os objetivos específicos foram:1- Diagnosticar e Identificar a percepção e experiências dos (as) alunos (as) sobre a unidade temática esporte adaptado nas aulas de Educação Física no ensino fundamental; 2- Desenvolver uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva como ferramenta pedagógica nas aulas de Educação Física no Ensino Médio; 3- Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. Foi realizado um estudo de campo do tipo pesquisa-ação, utilizando o método qualitativo descritivo em uma escola da Rede Estadual de Ensino do Ceará, localizada em Fortaleza, com 64 alunos e alunas de duas turmas do 3º Ano A e B do Ensino Médio. Os instrumentos utilizados foram: a) observação participante das aulas de Educação Física, através da utilização do diário de campo; b) 02 questionários, 01 sobre o entendimento dos (as) alunos (as) a respeito do Esporte Adaptado obtido no Ensino Fundamental; 01 para Avaliar uma unidade didática sobre esporte adaptado dentro de uma perspectiva inclusiva nas aulas de Educação Física no Ensino Médio. A pesquisa foi aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.678.415. Os resultados foram divididos em: análise do questionário diagnóstico; descrição da intervenção pedagógica; análise do questionário avaliativo, considerações finais observando se os objetivos traçados pela investigação foram alcançados, e verificando os apontamentos que nos levaram a construção da presente unidade didática. O tema teve sua relevância ao podermos constatar os ganhos adquiridos aos (as) estudantes através da implementação do projeto de pesquisa. As respostas obtidas no questionário diagnóstico trouxeram a confirmação que a grande maioria dos (as) estudantes não tiveram acesso ao conteúdo em séries anteriores. As respostas obtidas no questionário avaliativo nos fizeram perceber um despertar pela admiração e reconhecimento do outro pelas suas diferenças. Os (as) alunos conseguiram relacionar o tema Esporte Adaptado com a inclusão de forma ampliada. Esse conteúdo foi descrito por todos (as) como essencial para ser ensinado no Ensino Médio e também no Ensino fundamental.

Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI
Presidente - 1714277 - ANTONIO DE PADUA DOS SANTOS