Banca de DEFESA: ALEX DE FREITAS PINTO

DISCENTE : ALEX DE FREITAS PINTO
DATA : 24/04/2020
LOCAL: Departamento de Educação Física

JOGOS COOPERATIVOS ENQUANTO INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: relato de experiência a partir da unidade temática jogos e brincadeiras.

Educação Física; Jogos Cooperativos; Jogo e Brincadeiras

A Educação Física teve significativos avanços a partir da redemocratização do Brasil, na década de 1980, desenvolvendo diversas abordagens e teorias como a Desenvolvimentista, Interacionista-Construtivista, Crítico Superadora, Psicomotricidade, Humanista e Jogos Cooperativos. O presente estudo tem como objetivo analisar e descrever as aulas de Educação Física planejadas, tendo como foco os jogos cooperativos, enquanto intervenção pedagógica na unidade temática jogos e brincadeiras. A pesquisa tem um caráter qualitativo descritivo como metodologia com característica de um relato de experiência a partir da aplicação de 6 aulas, com o foco nos jogos cooperativos, realizadas em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental II, pertencente a uma escola da Rede Pública do Município de Fortaleza. Os participantes da pesquisa são 35 alunos regularmente matriculados na referida série. O instrumento utilizado na pesquisa foi o diário de campo preenchido a cada aula de Educação Física em um período de intervenção de 6 aulas. O diálogo a partir do relato de experiência possibilitou refletir a nossa ação docente e a participação dos alunos em uma proposta pedagógica voltada para educação como direito, capaz de levar os discentes à cooperação, inclusão e fraternidade, mesmo diante de toda a complexidade de questões educacionais presentes no nosso cotidiano escolar. A pesquisa foi cadastrada na Plataforma Brasil com CAAE N°21333519.0.0000.5537, cujo parecer de aprovação é de N°3.726.930 datada de 26/11/2019.

Presidente - 1714249 - MARIA APARECIDA DIAS
Interno - 1278591 - AGUINALDO CESAR SURDI