Banca de QUALIFICAÇÃO: ARISTIDES LIMA DO NASCIMENTO

DISCENTE : ARISTIDES LIMA DO NASCIMENTO
DATA : 30/07/2021

A METAGENÔMICA PARA ESCOLHA DE ISOLADOS MICROBIANOS PRODUTORES DE BIOSSURFACTANTES VISANDO APLICAÇÃO EM MEOR

Petróleo, metagenômica, isolados microbianos, biorremediação.

O petróleo é uma composição complexa de hidrocarbonetos (saturados, aromáticos, resinas e asfaltenos) em sua maior parte, além uma pequena parcelas de outros compostos. É uma das principais fontes de energia do mundo e tem importância em diversos setores econômicos. Devido à grande exploração do petróleo, durante seu processamento, refino, transporte e armazenamento podem ocorrer problemas de âmbito mundial, ocasionando enormes impactos ambientais. Os microrganismos demonstram capacidade de degradar o óleo, sendo assim, a biorremediação é uma técnica promissora de remediação desses ambientes, pois não é poluente e representa menos custos. Portanto, este estudo teve por objetivo avaliar a produção de biossurfactantes por isolados bacterianos visando sua aplicação na recuperação avançada de petróleo - MEOR. Para a realização desta pesquisa foram utilizados 4 isolados a partir da coleção do Laboratório de Biologia Molecular e Genética da UFRN. Para avaliar as potencialidades dos isolados em degradar hidrocarbonetos, os ensaios de crescimento em meio rico e DCPIP foram utilizados. Para avaliação da capacidade de produção de biossurfactantes foram utilizados os ensaios de emulsão e dispersão. No final destas análises, 4 isolados demonstraram capacidade de produção e biossurfactantes e biodegradação de hidrocarbonetos. Os ensaios para escolhas dos isolados foram realizados, faltando apenas a análise de metagenômica para confirmação da produção de biossurfactantes para uso em MEOR. Atualmente, a Metagenômica tem demonstrado ser uma poderosa ferramenta na análise da composição microbiana em seu microbioma, favorecendo a escolha da melhor estratégia de biorremediação.

Interno - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Presidente - 1149647 - LUCYMARA FASSARELLA AGNEZ LIMA