Banca de DEFESA: GLAUBERTO GONZAGA DE OLIVEIRA

DISCENTE : GLAUBERTO GONZAGA DE OLIVEIRA
DATA : 01/06/2023
LOCAL: Sala 04 ECT

EXPERIMENTOS PORTÁTEIS PARA AULA SOBRE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA, GERADORES E MOTORES.

Experimento Portátil, Metodologia ISLE, Geradores e Motores.

Neste trabalho, apresentaremos experimentos portáteis com o intuito de abordar osconceitos da indução eletromagnética com alunos do Ensino Básico. Os materiais utilizados para a realização dos experimentos são de fácil aquisição e o conjunto deles pode ser adquirido na forma de um kit, facilmente transportável. A proposta é que os alunos aprendam os conceitos por meio de discussão em sala e da execução de experimentos. Para isso, será dado maior destaque às aulas interativas em detrimento das expositivas. Assim, nos inspiramos na metodologia ISLE desenvolvida pelo grupo da Universidade de Rutgers, liderado pela professora Eugenia Etkina. A fundamentação dessa proposta é que os alunos estudem e aprendam os conceitos físicos de forma semelhante à forma que os cientistas trabalham para construir o conhecimento científico. Tal metodologia foi denominada ―Investigative Science Learning Environment‖ (ISLE). Desta feita, os alunos são apresentados ao método científico, ainda no Ensino Médio, de forma concreta, em que a observação, a proposição e a refutação de hipóteses são fundamentais para a criação de um modelo para o fenômeno físico estudado. Para avaliar a metodologia e os experimentos portáteis, apresentamos uma proposta de sequência didática a ser aplicada em uma turma da terceira série do Ensino Médio.

Interno - 2646069 - ALEXSANDRO PEREIRA LIMA
Interno - 2199774 - CARLOS CHESMAN DE ARAUJO FEITOSA
Externo à Instituição - EDVALDO NOGUEIRA JÚNIOR
Notícia cadastrada em: 08/05/2023 18:32