Banca de QUALIFICAÇÃO: HUDSON DA SILVA

DISCENTE : HUDSON DA SILVA
DATA : 17/02/2020
LOCAL: Auditório do Instituto de Química-Prédio IQ3

SEQUÊNCIA DIDÁTICA APLICADA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM ELEMENTOS QUÍMICOS E PERIODICIDADE QUÍMICA

Elementos Químicos, Tabela Periódica, Sequência Didática, Jogo

A ocorrência de dificuldades no aprendizado das Ciências Exatas e Naturais por parte de muitos estudantes é fato comum e até justificável, tendo em vista que diversas teorias, conceitos, nomenclaturas e formalismo matemático abordados no estudo de muitas das áreas destas ciências, não fazem parte de suas vivências diárias. Neste contexto, o conceito estruturante é de suma importância para a compreensão de vários fenômenos do cotidiano. Portanto alguns conceitos como Elemento Químico e Periodicidade Química são pontos de partidas para a compreensão de outros assuntos da área de ciências naturais. A partir dessa reflexão, esse trabalho propõe uma sequência de atividades com vídeo, jogo de cartas, aplicativo educacional, aulas expositivas e questionários, relacionados aos assuntos de Elementos Químicos e Periodicidade Química. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida com 35 alunos da 1ª série “A” do ensino médio, turno matutino, da Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, localizada no município de Caicó/RN. Como instrumento de coletas de dados foi utilizado um questionário de sondagem para analisar os conhecimentos prévios dos alunos sobre elementos químicos. Como análise inicial do questionário de sondagem, percebe-se que 28,57% definiram elemento químico como sendo um elemento da tabela periódica, 31,42% associaram a natureza, 11,42% a natureza atômica e 20% não souberam definir, implicando afirmar que a maior parte dos alunos não compreende a definição de elemento químico. Observou-se também que 2,85% dos alunos não sabem onde se encontram os elementos e 97,15% afirmaram que podem encontrar na natureza, nos laboratórios, nos metais e na tabela periódica. Verifica-se que os alunos conseguem identificar a existência dos elementos químicos em vários contextos. É significativo ressaltar que, as sequências de atividades propostas podem alcançar os objetivos de fazerem os alunos protagonistas do ensino-aprendizagem e entenderem os conceitos de Elementos Químicos e Periodicidade Química.

Presidente - 345799 - OTOM ANSELMO DE OLIVEIRA
Interna - 1530500 - ANA CRISTINA FACUNDO DE BRITO PONTES
Interno - 2685063 - MELQUESEDEQUE DA SILVA FREIRE
Interna - 1412709 - NEDJA SUELY FERNANDES