Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ FERNANDO PEREIRA

DATA : 29/01/2019
LOCAL: Auditório do CCET

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE EQUILÍBRIO QUÍMICO COM USO DA METODOLOGIA ATIVA POGIL

Ensino de Química; Equilíbrio Químico; Metodologias Ativas; POGIL; Construtivismo.

O tema equilíbrio químico explica uma variedade de fenômenos químicos e relaciona-se com outros conceitos fundamentais do campo epistemológico da Química. Entretanto, ele apresenta muitas dificuldades de aprendizagem, já amplamente relatadas na literatura. Apresentamos uma proposta de ensino que busca envolver o aluno no processo de aprendizagem deste tema, de modo participativo e colaborativo, na perspectiva de torná-lo um cidadão dotado de autonomia intelectual e pensamento crítico. O POGIL – Process Oriented Guided Inquiry Learning (Processo de aprendizagem orientado por investigação guiada) foi a metodologia ativa utilizada na sequência de atividades planejadas para a sala de aula e laboratório. O estudo foi desenvolvido como uma pesquisa qualitativa, tendo como sujeitos participantes o pesquisador e alunos do 2º ano do ensino médio e técnico em segurança do trabalho da Escola Estadual Teônia Amaral, localizada no município de Florânia-RN. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários, prova pedagógica, documentos e observação participante. Os resultados da pesquisa evidenciaram uma participação ativa dos estudantes nas atividades propostas. Os estudantes apresentaram maior interação entre os colegas e com o professor pesquisador, um maior nível de interesse e comprometimento nas atividades, bem como uma maior facilidade na construção do conhecimento. As questões com níveis crescente de complexidade, levando-se em consideração os conhecimentos prévios dos estudantes e as discussões realizadas ao final das atividades, apresentam-se como promissoras para potencializar a compreensão dos aspectos qualitativos do equilíbrio químico. Em sua grande maioria, os estudantes foram capazes de atribuir caráter dinâmico ao equilíbrio químico, e apresentaram o entendimento de que reagentes e produtos coexistem no mesmo meio reacional. Como produto educacional desta pesquisa, propomos um caderno de orientações didáticas para professores do Ensino Médio, para o desenvolvimento das atividades aqui exploradas.

Presidente - 1298849 - MARCIA TEIXEIRA BARROSO
Interno - 1804952 - FERNANDO JOSE VOLPI EUSEBIO DE OLIVEIRA
Interno - 1569330 - GRAZIELLE TAVARES MALCHER
Externo à Instituição - MARIA ELENIR NOBRE PINHO RIBEIRO - UFC