Banca de DEFESA: MOZART DANTAS DA SILVA XAVIER

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MOZART DANTAS DA SILVA XAVIER
DATA : 20/01/2022
HORA: 09:30
LOCAL: https://meet.google.com/kmm-izku-xwx
TÍTULO:

“SE A INGLATERRA TINHA UM IMPÉRIO, ROMA ERA O QUÊ?”: ENSINO, COMPREENSÃO E APROPRIAÇÃO DE CONCEITOS HISTÓRICOS SUBSTANTIVOS POR MEIO DE MAPAS CONCEITUAIS.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Aprendizagem significativa; Saberes e práticas
no espaço escolar; Ensino Médio; História dos conceitos.


PÁGINAS: 43
RESUMO:

A presente pesquisa proporá a análise do ensino, compreensão e apropriação de
conceitos históricos, abordando mais especificamente o conceito de “império”, a partir
das reflexões em desenvolvimento nas turmas de Ensino Médio de duas escolas da
rede básica de educação. A primeira de natureza pública e localizada no Município de

Extremoz-RN. A segunda de natureza privada e localizada no Município de Macaíba-
RN. Buscaremos aporte teórico para a análise, na historiografia e no campo da

educação. O primeiro se concentrará nos pressupostos da Begriffsgeschichte ̶
conhecida no Brasil como história dos conceitos ̶ fundada por Reinhart Koselleck
(2012) e o segundo na aprendizagem significativa de David Ausubel (1980). É uma
pesquisa de caráter qualitativo e a produção de informações deu-se por meio da
análise documental ̶, livros didáticos adotados nas instituições escolares
selecionadas ̶ e por entrevistas compostas de questões abertas e fechadas,
realizadas junto aos corpos discentes do Ensino Médio das escolas lócus da pesquisa.
As primeiras conclusões apontam que as percepções conceituais dos alunos são
formadas pela cultura de massa ou cultura pop, seja por meio de games, filmes,
seriados, animes etc. Além disso, tais percepções aproxima-se dos conceitos
presentes nos materiais didáticos. Assim, pretendemos construir uma abordagem que
contribuirá com a aprendizagem significativa de conceitos históricos, aproximando os
entendimentos dos conceitos nestas fontes orais e escritas. Tal abordagem se
materializará sob o formato de um guia de elaboração de mapas conceituais Este
produto poderá ser utilizado na aprendizagem de qualquer conceito histórico e
aplicado em contextos educacionais formais e informais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLÓVIS MENDES GRUNER - UFPR
Interno - 1518086 - FRANCISCO DAS CHAGAS FERNANDES SANTIAGO JUNIOR
Interno - 2277360 - MAGNO FRANCISCO DE JESUS SANTOS

Notícia cadastrada em: 20/01/2022 01:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao