Banca de QUALIFICAÇÃO: PAULO AIRTON PINTO DAMASCENO

DISCENTE : PAULO AIRTON PINTO DAMASCENO
DATA : 09/05/2018
LOCAL: Setor II CCHLA UFRN76

HISTÓRIAS QUE (NÃO) CONTAMOS DE UM BRASIL QUE NÃO OUVIMOS”: DISCUTINDO NARRATIVA E CONSCIÊNCIA HISTÓRICA EM GRUPOS SILENCIADOS PELO ENSINO TRADICIONAL DE HISTÓRIA ATRAVÉS DO MODELO DE OLIMPÍADAS CIENTÍFICAS.

Ensino de História; Narrativa Histórica; Consciência Histórica; Olímpiada Nacional em História do Brasil; Descolonialidade.

O presente projeto dedica-se a discutir e problematizar a narrativa tradicional do ensino de história da educação básica acerca de grupos convencionalmente silenciados, estereotipados e/ou excluídos na grande narrativa da historiografia nacional e nas práticas de ensino. Analisaremos três desses grupos; as mulheres, os indígenas e os negros; a imagem construída sobre eles em materiais didáticos, programas e conteúdos escolares e a relação de sua construção narrativa com a memória nacional e a estrutura colonializada da educação brasileira. Estes elementos serão discutidos a partir das experiências de narrativas – alternativas à tradição escolar e que permitam uma descolonialidade do ensino – apresentadas pela Olímpiada Nacional em História do Brasil(ONHB) à alunos de Ensino Médio. Ampararemos o trabalho na legislação educacional brasileira no que tange a construção de uma sociedade múltipla e baseada no respeito às minorias sociais e aos grupos tradicionalmente apartados pela historiografia oficial. Sabendo que o processo de ensino se relaciona com a construção da própria da identidade de jovens meninas e meninos, negras/negros e indigenas e a formação da consciência histórica de acordo com Jörn Rüsen buscaremos construir recurso didáticos que possibilitem outros olhares sobre a história nacional.

Presidente - 1673791 - HAROLDO LOGUERCIO CARVALHO
Interno - 2009382 - LYVIA VASCONCELOS BAPTISTA