Banca de QUALIFICAÇÃO: JOELLY CRISTINE MACHADO MENDONÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
STUDENT : JOELLY CRISTINE MACHADO MENDONÇA
DATE: 06/05/2025
TIME: 10:00
LOCAL: Remoto pelo meet
TITLE:

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA COM USO DE MAPAS CONCEITUAIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: UM ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO DE CONTROLE AMBIENTAL


KEY WORDS:

Educação Inclusiva. Tradutor Intérprete de Libras (TILS), Transposição didática, Controle Ambiental, Mapas conceituais.


PAGES: 65
BIG AREA: Ciências Humanas
AREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
SUMMARY:

A inclusão de pessoas surdas em diferentes setores da sociedade ganha cada vez mais destaque e importância. Amparado por diversos dispositivos legais, a exemplo da Lei de Libras de 2002 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a comunidade surda tem conquistado espaços outrora excludentes. Todavia, o simples amparo legal não garante a inclusão dessas pessoas de forma satisfatória, principalmente no âmbito escolar que demanda outros fatores como infraestrutura e pessoal qualificado. Conforme evidencia a literatura, a escassez de materiais próprios para a comunidade surda e a falta de experiência, formação e práticas inclusivas por parte da maioria dos profissionais que recebem esse alunado no contexto escolar, torna a inclusão um desafio ainda maior. Esse é o caso do curso Técnico de Controle Ambiental Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal da Paraíba. Nesse curso, nos deparamos com três surdas estudantes do quarto ano do ensino médio/técnico sendo necessário a presença do tradutor intérprete de libras para tradução dos conteúdos ensinados pelo professor. Essa constatação inspirou a elaboração desta dissertação com o objetivo principal de promover a transposição didática interna, ou seja, fomentar a tríade professor-aluno-saber em um contexto de inclusão da pessoa surda. Para isso, o embasamento teórico desta pesquisa é fundamentado na Teoria da Transposição Didática, do matemático francês Yves Chevallard, e no uso de mapas conceituais sob uma perspectiva inclusiva enquanto estratégia metodológica de intervenção didático-pedagógica. Por fim, o contexto da investigação deste trabalho é o da disciplina de Tecnologia e Controle dos Sistemas de Abastecimento de Água, ministrada durante o ano letivo de 2024 no curso técnico de controle ambiental integrado ao médio do IFPB - campus João Pessoa.


COMMITTEE MEMBERS:
Interno - 2195626 - MILTON THIAGO SCHIVANI ALVES
Interno - 1225280 - WILSON ELMER NASCIMENTO
Externa ao Programa - 2313711 - FLAVIA ROLDAN VIANA - UFRN
Notícia cadastrada em: 12/04/2025 09:40
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