Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ MARCOS LOPES CELESTINO

DISCENTE : JOSÉ MARCOS LOPES CELESTINO
DATA : 31/08/2020
LOCAL: https://meet.google.com/hah-gfxr-xcp

ANÁLISE DE ASPECTOS CONTEXTUAIS, MACRO E SUBMICROSCÓPICOS DE TEXTOS DE “CINÉTICA QUÍMICA” EM LIVROS DE QUÍMICA GERAL UTILIZADOS NO ENSINO SUPERIOR

Cinética Química; Livro de Química Geral; Aspectos submicroscópicos e contexto

O presente trabalho é fruto de uma investigação envolvendo livros didáticos de Química do ensino superior utilizando como principal referência o tripleto de Johnstone (1982). Nesse sentido, na tentativa de alcançar os objetivos desta pesquisa, foi realizado uma análise qualitativa do capítulo denominado Cinética Química em 4 (quatro) livros de química geral utilizados no ensino universitário em cursos de Química e Engenharias da UFRN. O estudo foi desenvolvido a partir de uma abordagem qualitativa tomando como base uma consulta ao quantitativo de livros em circulação para empréstimos na biblioteca central do campus da UFRN e na setorial do Instituto de Química. O percurso metodológico incluiu a elaboração de pontos norteadores para a análise dos livros com ênfase no conhecimento químico que aborda os elementos da simbologia, representações, contexto e os aspectos macroscópicos e submicroscópicos do conteúdo textual presente nessas obras. As categorias construídas durante a análise tomaram como base elementos da análise de conteúdo de Bardin. Os resultados parciais demonstram que os livros apresentam discussões que não se entrelaçam a proposta de Johstone. A partir da análise, também foi possível perceber que as obras não apresentam a interligação entre as discussões desses níveis de representação com uma abordagem contextualizada que retrate exemplos práticos advindos dos estudantes da realidade local na qual esses estudantes se encontram (Natal/RN). Por fim, pode-se afirmar que os livros didáticos universitários de Química que abordam o conteúdo de cinética química, podem ser úteis na compreensão do conteúdo de química geral, mas precisam de material complementar que possibilite ao leitor/estudante discussões que os levem ao entendimento dos três níveis de representação da matéria como sinaliza Johnstone (1982).

Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Externa à Instituição - FABIANA ROBERTA GONCALVES E SILVA HUSSEIN - UTFPR
Externa ao Programa - 1718598 - Fernanda Marur Mazze
Notícia cadastrada em: 08/08/2020 12:49