Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANKLIN KAIC DUTRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANKLIN KAIC DUTRA PEREIRA
DATA : 16/08/2019
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CCET
TÍTULO:

Aventuras do Contar(se): Escritas de si e formação professores de química à distância


PALAVRAS-CHAVES:

História de vida. Narrativas biográficas. Estágio Supervisionado no Ensino de Química. Educação à Distância. Memoriais de formação.


PÁGINAS: 242
RESUMO:

Este estudo de doutorado trata das narrativas apresentadas nos memoriais de formação dos alunos em condições de estágio supervisionado de um curso de Licenciatura em Química à distância da UFRN. Sendo assim, defendemos a tese de que os pressupostos dos saberes e fazeres das experiências do Estágio Supervisionado em Ensino de Química (ESEQ) narrados nos Memorias de Formação pelos professores-estagiários do curso servirá de modelos explicativos na compreensão da identidade desse profissional. Além disso, defendemos que os Memoriais de Formação elaborados pelos alunos apresentam diferentes visões do fazer do estágio, por isso a correlação de sua história de vida com seu processo de formação para a construção da identidade docente poderá ser evidenciado no narrar do fazer dos ESEQ. Então, o objetivo desse estudo é Analisar como os alunos do curso de Licenciatura em Química à distância articulam, em suas narrativas (auto)biográficas, a história de vida com a formação inicial no processo de constituição da identidade docente. Para tanto, fizemos uso da pesquisa de abordagem qualitativa do tipo descritiva a partir do paradigma interpretativista, utilizando análise documental como técnica de produção de dados e a análise de conteúdo como estratégia de categorização e discussão dos resultados. Com tais procedimentos elegemos três eixos de análise, quais sejam: Do querer ao ser: os caminhos para tornar-se professor de química pela EaD; Como nos tornamos professores de química: dificuldades, adaptações e permanências na EaD e “Falar de estágio é reviver minha experiência em sala de aula” - as aventuras nas escolas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2525587 - CARLOS NECO DA SILVA JUNIOR
Interna - 3321606 - MARCIA GORETTE LIMA DA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ ALBERTO DA SILVA JÚNIOR - UFRN
Externo à Instituição - ALESSANDRO CURY SOARES - UFCA
Notícia cadastrada em: 06/08/2019 16:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao