Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDREA RODRIGUES MOREIRA

LOCAL: distancia

SISTEMA DE RASTREABILIDADE DO TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Rastreabilidade do TDAH, Déficit de Atenção, Hiperatividade

Os transtornos mentais afetam 450 milhões de pessoas globalmente, 20-25% da população adulta, e sua incidência provavelmente terá aumentado durante a pandemia, devido a uma variedade de fatores. O TDAH se manifesta através de dificuldades na escola e relacionamento com os colegas, pais e professores. Na adolescência, o transtorno pode ser caracterizado por dificuldades em lidar com regras e limites. Já na vida adulta, surgem problemas com desatenção, falta de memória e impulsividade, além de abuso de drogas, álcool, ansiedade e depressão. É muito comum também que a predominância dos sintomas mude durante a vida, uma criança muito hiperativa pode se tornar um adulto muito desatento. No Brasil estima-se que cerca de 40% dos alunos nas séries iniciais, assim como em outros países em desenvolvimento, tenham dificuldades para aprender. Esta pesquisa procura delinear, através das recomendações da literatura científica, o conjunto de procedimentos e avaliações adicionais incorporado a um software capaz de permitir, identificar e caracterizar manifestações sintomáticas relacionadas a desatenção e hiperatividade/impulsividade, comumente associados ao diagnóstico do TDAH. O SOUTDAH é um software virtual, para rastrear manifestações sintomáticas do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade/Impulsividade, através do método SNAP- IV, desenvolvido do Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5.ª edição (DSM-5), da Associação Americana de Psiquiatria (APA). É composto pela descrição de 18 sintomas do TDAH, os quais devem ser pontuados em uma escala de quatro níveis de gravidade, que são baseados na intensidade e frequência das ocorrências dos comportamentos. Esse modelo de negócio pretende atender à necessidade das escolas, profissionais da área da saúde, profissionais da área da educação e familiares que precisam identificar os comportamentos relacionados ao TDAH para auxiliar essas pessoas nas situações de dificuldades. O baixo custo do processo de concepção do software está diluído entre o desenvolvimento, hospedagem do site e o marketing digital. Esta pesquisa pretende adotar o modelo de desenvolvimento ágil, que permite a combinação de várias ferramentas objetivando a agilidade do processo de construção.

Interno - ***.133.498-** - CRISTIANO ALVES DA SILVA - UFSC
Interno - 1323908 - JOAO CARLOS ALCHIERI