Edital de seleção do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação é divulgado

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI) divulgou o edital do processo de seleção e as inscrições deverão ser solicitadas no período de 25 de agosto a 18 de setembro de 2021.

 

Publicação orginal: Site da Escola de Ciência e Tecnologia

Escrito por: Francisca Pires | Publicado em: 26 de agosto de 2021

 

O Edital foi aprovado pelo Colegiado do PPgCTI-UFRN e determina a abertura de solicitação de inscrições para o processo de seleção do curso de Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação, para ingresso no período de 2021.2. As inscrições deverão ser solicitadas até 18 de setembro de 2021, exclusivamente via Internet, por meio da página de Processo Seletivo da UFRN Stricto Sensu.

 

Estão sendo ofertadas pelo presente Edital vinte e duas vagas de livre concorrência e duas para servidores da UFRN. Nesse sentido, poderão solicitar inscrição no Processo Seletivo os portadores de diploma de curso de graduação, emitido por Instituição de Ensino Superior (IES), ou declaração de conclusão de curso superior, emitida pela Instituição do referido curso de graduação. No caso do IES brasileira, somente serão aceitos documentos de cursos devidamente reconhecidos pelo MEC.

 

Mas, do que se trata o Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação? 

O Mestrado Profissional do PPgCTI, interdisciplinar, objetiva produzir conhecimento e formar recursos humanos qualificados nas conexões Ciência, Tecnologia e Inovação, destacando o esforço de aplicar ciência empreendedora e de transferir conhecimento e tecnologia. Nesse sentido, como a missão do PPgCTI/UFRN é difundir a cultura da inovação nos agentes econômicos, a proposta de valor do Programa se desdobra em pensar e em desenvolver, de forma integrada, a ciência de forma empreendedora e o empreendedorismo de forma científica.

 

Em quais linhas de pesquisa posso atuar? 

O Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação do PPgCTI estrutura-se em uma única área de concentração: Gestão da Inovação e da Informação, com duas linhas de pesquisa: Desenvolvimento de Tecnologias para a Inovação e Gestão da Inovação. 

 

Programa Profissional de Pós-graduação Stricto Sensu X Programa de Pós-graduação Lato Sensu (especialização)

A coordenadora do PPgCTI, profa. Zulmara Carvalho destaca que, entre as principais dúvidas dos candidatos dos processos seletivos anteriores está o horário do curso, cujas aulas acontecem nos turnos diurno e noturno. A referida dúvida deriva da compreensão da diferença entre um Programa Profissional de Pós-graduação Stricto Sensu e um Programa de Pós-graduação Lato Sensu (especialização), esclarece.

 

Nessa direção, vale pontuar que, em um Programa Profissional de Pós-graduação Stricto Sensu, as disciplinas cursadas são voltadas a impulsionar a pesquisa do pós-graduando. Sendo assim, os componentes curriculares são escolhidos pelo orientando e orientador entre as disciplinas ofertadas. Nesta modalidade, é evidenciada a produção de conhecimento por meio de Dissertação/Tese. A difusão da produção de conhecimento se dá também por meio de apresentação de trabalhos em eventos; publicação de trabalhos em periódicos ou em anais de eventos. Ao término da formação, recebe-se um diploma com o título de mestre/doutor.

 

Em um Programa de Pós-graduação Lato Sensu, por sua vez,  há um conjunto pré estabelecido de disciplinas que todos os alunos devem cursar. Nesta modalidade, deve-se evidenciar a apropriação de um conhecimento por meio de uma monografia. Ao término da formação, recebe-se um certificado de especialista.

 

O PPgCTI é um Programa Profissional de Pós-graduação Stricto Sensu, no qual para obter o título de Mestre em Ciência, Tecnologia e Inovação, o discente deve evidenciar produção de conhecimento, bem como criação de uma solução tecnológica para mitigar problemas mercadológicos, sociais ou organizacionais, com sua respectiva validação tecnológica.

 

Outras informações

Para concluir o curso, o aluno terá que ter cumprido carga horária mínima de 525 horas. Além disso, os componentes curriculares estão estruturados da seguinte forma: 135 horas em disciplinas obrigatórias; 270 horas em disciplinas optativas, 120 horas no Estágio Gestor e, adicionalmente, o aluno deverá evidenciar aprovação na prova de proficiência em língua estrangeira; no exame de qualificação, perante uma banca examinadora, e na defesa da dissertação, também perante uma banca examinadora. As aulas do Mestrado do PPgCTI acontecem nos turnos diurno e noturno. 

Para mais informações, confira o edital na íntegra.

Notícia cadastrada em: 26/08/2021 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao