Banca de DEFESA: AUGUSTO CESAR BEZERRA NOBRE

DATA : 31/07/2018
LOCAL: Escola de Ciências e Tecnologia

Estratégias de Difusão da Cultura da Inovação

Metodologia ICAS – estratégia de apropriação da percepção do papel da ciência, tecnologia e inovação na dinâmica socioeconômica no ensino superior

Cultura de Inovação; Desenvolvimento Socioeconômico; Ecossistemas de Inovação; Inovação Institucional

O desenvolvimento socioeconômico sustentável encontra alicerce no acúmulo de capacidade tecnológica impulsionada pela difusão da cultura da inovação. Em 2004, diante desse contexto e da demanda pela redução do hiato entre a produção científica e tecnológica brasileira, foi sancionada a Lei No 10.973 de 2004 – a Lei de Inovação. Em 2016, a Lei de Inovação foi redimensionada pela Lei Nº 13.243 de 2016 – conhecida por Marco Legal em Ciência, Tecnologia e Inovação. Dentro dessa demanda legal, os esforços de pesquisa desse trabalho objetivaram desenvolver estratégias de difusão da cultura da inovação. Especificamente, em um dos pilares de acúmulo de capacidade tecnológica: o ensino superior. A investigação, de caráter descritivo e exploratório, do viés científico, realizou análises sobre a trajetória do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação brasileiro e sobre tecnologias educacionais voltadas ao ensino superior, explorando suas funcionalidades e fragilidades, bem como estudos sobre ferramentas de design e de implantação de metodologias. No tocante do desenvolvimento tecnológico, as ferramentas estudadas foram aplicadas para criar a metodologia ICAS (Instrumentalizar – Conectar – Analisar – Solucionar), voltada à apropriação da percepção do papel da ciência, tecnologia e inovação na dinâmica socioeconômica no ensino superior. A validação tecnológica foi atendida a partir do uso da metodologia pela Câmara Temática de Negócios Tecnológicos da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Além disso, a metodologia ICAS pode ser escalável e replicável em outros segmentos das organizações que compõem a tríplice hélice (universidades, empresas e setores governamentais). Adicionalmente, ainda dentro do escopo de gerar cultura da inovação, foram desenvolvidos o design de uma agência de pesquisa, inovação e desenvolvimento privada, a partir da análise do arcabouço legal de instituições de apoio e de agências de fomento e de desenvolvimento; e uma metodologia de gestão pública, por meio da ferramenta Business Model Canvas.

Interno - 1753123 - CARLOS ALEXANDRE CAMARGO DE ABREU
Externo à Instituição - CLAUDIA MARIA FERNANDES ARAÚJO RIBEIRO
Interno - 1753067 - EFRAIN PANTALEON MATAMOROS
Interno - 1282620 - HENRIQUE ROCHA DE MEDEIROS